Menu

CONTEMPLAÇÃO PENITENCIAL: RECONHECER EM JESUS O PAI

 

Maria ungindo os pés de Jesus com perfume e enxugando com seus cabelos

Penitência

Aproveitando esta Semana Santa vamos contemplar a passagem do Evangelho de João 12,1-11 onde Maria reconhece em Jesus o Pai. Abramos nossos corações.

Neste momento vamos nos preparar para um encontro pessoal com Deus, Pai misericordioso, relaxem o corpo, sinta seu coração, sua respiração, inspire e expire, sinta seus braços, seus pés, suas mãos, seus dedos, tome consciência de si, dos seus pensamentos e dos seus sentimentos…

Iniciemos este momento com o sinal da cruz: ♱ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Peçamos a graça de Deus para que todos os nossos desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para louvar a Deus. 

Vinde Espírito Santo!
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Oh Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (12, 1-11)

Glória a vós Senhor!


Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.
Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.
E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro;
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.


Palavra da Salvação.

Glória a Vós Senhor!


Ouça a música a seguir:

Dunga: Caminho Seguro


Agora se precisar, releia a passagem do Evangelho de João e então comece a refletir: 

  • qual foi a palavra que mais te chamou a atenção? Saboreie esta palavra, sinta essa palavra, não tenha pressa. 
  • o que Deus está falando com você por meio deste Evangelho? Deus fala conosco todo o tempo, por meio de palavras, gestos, situações cotidianas na vida, o que Deus quer te falar? Permita ouvi-lo. 
  • qual a mensagem dessa passagem do Evangelho que trouxe para você? 
  • o que ficou no seu coração após ler o Evangelho e ouvir a música? 
  • qual foi o seu sentimento ao ouvir as Palavras do Evangelho? Como você sentiu: desolado, triste, cansado, ou você se sentiu alegre, com amor, confortado e enfim, o mais importante, seja sincero com você mesmo.

Alguns passos para "entrar na cena": 

Imagine que você está nesta ceia e ao seu lado está Jesus, Ele está olhando em seus olhos. Jesus vai ao seu encontro e te dá um abraço, um abraço de pai, você sente o calor de seus braços, de seu corpo, você sente seu perfume, um perfume suave de Cristo, vocês sentam e ao redor da mesa Jesus reparte o pão, seu coração começa a arder, nada mais importa neste momento, apenas você e Jesus, o perfume suave de Cristo começa a entrar em seu coração, você sente uma paz interior como nunca havia sentido.

  • qual é o seu sentimento de ser abraçado (a) por Cristo? 
  • qual a sua sensação ao inalar este perfume?. 


Saboreie o pão de Cristo, viva este momento de paz com Cristo, permita que o Espírito Santo o conduza assim como conduziu Jesus no deserto, peça para abrir seu coração a Deus, a vencer a si mesmo, para que possa criar palavras que se tornem oração. 

Somos chamados para assumir com transparência e verdade a vida, assumir como somos, sem mentiras nem máscaras.

Sua verdade revela Deus; sua mentira, o esconde. 

  • quem você realmente é na presença de Cristo? 
  • como você se sente sendo envolvido por essa presença viva e verdadeira?


O conhecimento de si leva ao conhecimento de Deus e este conhecimento leva a assumir a própria vida como dom, pela misericórdia de Deus, ou seja, por graça, um presente que deve ser cuidadosamente partilhado.

Queremos sempre ver sinais, mas Jesus te mostra que você é o próprio sinal de vida, então renuncie, mas de dentro para fora, tenha a verdadeira conversão, sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.

O olhar de Jesus te diz tudo e você quer falar o que está sentindo, falar sobre suas dores, suas angústias, seu cansaço, seus pecados, sua insensibilidade e indiferença; um banquete sem o irmão necessitado não faz sentido, mas as palavras não saem de sua boca, apenas um coração partido.

Jesus te conhece e sabe de tudo, seja sincero e verdadeiro, não pense que está sozinho; “não te condene” Ele diz.

Deus se manifesta no mais profundo silêncio e esquecemos o essencial, os sinais da vida, os momentos vividos entre irmãos, não ouvimos o falar de Deus, precisamos silenciar a alma, o coração, necessitamos ouvir a Deus, quantos sentimentos estão expelindo dentro de nós neste momento, nos perturbando, nos agitando, criando uma ansiedade, mas o silêncio nos coloca em comunhão mais íntimo com Deus, o silêncio não pode ser perturbador pois Deus é amor.

No silêncio de suas palavras, Jesus continua a te falar em suas orações, em seus pedidos, mas pede que humildemente reconheça seus erros, assuma suas culpas e não justifique seus atos, seus erros nos outros, saiba que Deus é um Pai que não nega perdão, amor, cuidado, carinho, acolhimento.

Jesus sabe que você o ama, mas você também sabe como é difícil de demonstrar o que realmente sente.

  • quantas vezes nos perguntamos e nos questionamos sobre o amor de Deus? 
  • quantas atitudes fazemos para magoar um irmão? 
  • quantas vezes deixamos de ajudar ao próximo? 
E ficamos presos em nosso egoísmo, em nosso conforto, e muitas vezes nos esquecemos de como nos machucamos por dentro e de como machucamos o próximo, olhe ao redor, tudo é criação de Deus, esse é o amor infinito, esse é o amor que Deus tem por todos nós.

Então:

  • o que nos afasta de Deus? A preguiça, a TV, o celular, a internet;
  • façamos essa pergunta para nós: “a partir de agora o que vou fazer para mudar isso?
  • qual é a minha escolha? 
  • qual a minha ação?”


Neste momento, diante de Jesus, olhe em seus olhos, não tenhas medo, se ajoelhe, jogue a seus pés e diga para Ele:

“Perdoe-me Senhor, peço teu perdão, pois sou pecador, perdoe-me por todas as minhas faltas com meu irmão, por todos a quem magoei, perdoei-me por não entender o Seu amor; e obrigado por estar sempre comigo, obrigado por tudo que me dá, obrigado por me amar tanto. Jesus eu te amo!”


Ouça essa música do padre Marcelo Rossi: O Dom Do Amor


Finalizando:

Quando estamos reunidos com nossos amigos, não finalizamos o encontro de qualquer forma; por isso, agradeça a Deus por este momento, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de escrever tudo o que sentiu em seu caderno de anotações: consolações e desolações.


Fique atento, se você não quiser perder uma nova postagem do blog, cadastre seu e-mail para receber as atualizações.


🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).

E não deixe de ler o livro que você encontra gratuito aqui no blog:

capa do livro gratuito em pdf o mandamento do amor - luz da fé em Cristo uma foto com a luz do sol entre umas árvores em formato de uma cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.