Menu

SENHOR, SERÁ QUE SOU EU?

Jesus na ceia entregando o pão para Judas

 

Contemplação do Evangelho de São Mateus (26, 14-25)

Quantas vezes traímos a Jesus, a um amigo ou a nós mesmo; hoje devemos perguntar: Senhor será que sou eu? Vamos meditar e contemplar essa passagem e saber se estamos em sintonia com Jesus.

Neste Exercício Espiritual de Santo Inácio de Loyola saboreie cada palavra, não tenha pressa, escute a mensagem de Jesus para você, seja luz, viva na luz, levante e siga essa luz verdadeira que é o próprio Cristo. Que você tenha uma nova experiência mística. 


desenho como orar na presença de Deus sentado na posição meditando com pernas cruzadas mãos postas em oração
Recordando: para quem ainda não está familiarizado com os exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, vá no menu "como orar" ou clique na figura para ler as explicações de meditação e contemplação para melhor aproveitar este momento; mas se você já fez outros exercícios espirituais, de sequência aos exercícios abaixo proposto. 




Iniciemos este momento com o sinal da cruz: ♱ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

Peçamos a graça de Deus para que todos os nossos desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para louvar a Deus. 

Vinde Espírito Santo!
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:
Oh Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

Agora em silêncio, com o coração voltado a Jesus, façamos a proclamação do Evangelho.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (26, 14-25)

Glória a vós Senhor!


Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Isca­riotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”

23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.



Palavra da Salvação.

Glória a Vós Senhor!


Texto para reflexão sobre o Evangelho proposto para contemplação (Mt 26, 14-25)

No Evangelho, Jesus estava com seus amigos ao redor da mesa e sabia que um deles o trairia.

Estar a mesa para uma refeição já simboliza um lugar sagrado e geralmente você está com pessoas que ama, com a família ou com amigos, sempre com uma conversa e amor.

Podemos nos questionar o trair alguém: quantas vezes você traiu um amigo, o seu próximo, a si mesmo e a Jesus? E para isso, você fica um bom tempo planejando sua maldade, esperando a oportunidade e quando consegue por em prática aparece com um sorriso sarcástico, não enxergando em si que você está morto por dentro, vazio, sua ignorância faz tomar decisões inequívocas só para o seu prazer e quando se juntam com outras pessoas fracas de espírito, então, fica tudo consumado.

E quando esse mal nos atinge parece que somos derrotados, mas na certeza de Cristo é o que nos fortalece; nossa fé é maior que essas pessoas mundanas e frustradas, sem amor. O amor de Deus nos revela como no Evangelho, Jesus sentiu o mal e sabia que iria acontecer, mas se manteve fiel na sua missão.

Não podemos julgar as ações de Judas, assim como nos dias de hoje não podemos julgar àquelas pessoas que nos traem, devemos apenas rezar por elas. 

Infelizmente a maldade se encontra nas pessoas que buscam poder, que só pensam em ser maiores que os outros, que querem levar vantagem em tudo, mas que não sabem liderar, querem ser líderes ou chefes de equipes apenas para não trabalharem e dar ordens, não compreendendo a verdadeira liderança, a de se doar, assim como Jesus. Essas pessoas ficam atrás de suas mesas se escondendo da vida, mergulham em sua vaidade, crescem na arrogância e acreditam em sua verdade e não sabem lidar com a vida e com um grupo de pessoas.

O egoísmo fica estampado em seus olhos e a soberba você sente o cheiro, são andarilhos sem amor, vivendo num profundo sono, mas acham que conquistaram algo por méritos, quando na verdade não aprenderam o sentido da vida, não possuem sentimentos e quando perceber pode ser tarde demais, assim como Judas ao se arrepender.

Precisamos entender o que é ser líder, precisamos ser humildes na nossa vida, respeitar o próximo, se espelhar em Jesus, em seu amor, em sua intimidade com Deus, peçamos essa graça para bem melhor vivermos.

Por isso faça um exame de consciência do que você fez ou faz para Jesus, para o próximo e para você mesmo.


Coração de Jesus


Se precisar, releia a passagem do Evangelho de Mateus e então comece a refletir: 

  • qual foi a palavra que mais te chamou a atenção? Saboreie esta palavra, sinta essa palavra, não tenha pressa. 
  • o que Deus está falando com você por meio deste Evangelho? Deus fala conosco todo o tempo, por meio de palavras, gestos, situações cotidianas na vida, o que Deus quer te falar, permita ouvi-lo. 
  • qual a mensagem dessa passagem do Evangelho que trouxe para você? 
  • o que ficou no seu coração após ler o Evangelho e a pequena reflexão? 
  • qual foi o seu sentimento ao ouvir as Palavras do Evangelho? Como você sentiu? Seja sincero (a) com você mesmo (a).

Deixamos aqui alguns questionamento para ajudar na sua meditação com base nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola: 

  • onde você está nesta cena? 
  • você está nesta ceia? 
  • você ama Jesus?
  • mas pergunte-se a si mesmo: você é o traidor (a)? 
  • como é sua vida de cristão? 
  • como está a sua vida? 
  • como está seu coração? 
  • o que precisa mudar? 
  • você sente seguro (a) com Jesus? 
  • quantas vezes você conversa com Jesus? 
  • você permite Jesus entrar em sua vida? 
  • quantas vezes oramos pedindo e esquecemos de agradecer? 
  • quantas vezes traímos alguém que amamos?
  • quantas vezes traímos a nós mesmo?

Ouça essa música: 
Padre Marcelo: Noites Traiçoeiras

Finalizando:

Quando estamos reunidos com nossos amigos, não finalizamos o encontro de qualquer forma; por isso, agradeça a Deus por este momento, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de escrever tudo o que sentiu em seu caderno de anotações: consolações e desolações, paz, amor, angústia; não deixe passar nada será importante futuramente para você. 



E lembrando se você também quiser partilhar conosco como foi a sua experiência nesse encontro pessoal com Deus, ou se teve alguma dúvida nestes exercícios, não deixe de nos enviar uma mensagem (contatos). 
Sua mensagem é importante e estaremos prontos para respondermos. Espero que tenha saboreado esse encontro pessoal com Deus e aguardaremos você no próximo encontro para refletirmos juntos.


Fique atento, se você não quiser perder uma nova postagem do blog, cadastre seu e-mail para receber as atualizações.


🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).

E não deixe de ler o livro que você encontra gratuito aqui no blog:

capa do livro gratuito em pdf o mandamento do amor - luz da fé em Cristo uma foto com a luz do sol entre umas árvores em formato de uma cruz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.