CONTEMPLAÇÃO DA PALAVRA: AS BODAS DE CANÁ (JO 2, 1-11)

foto mulher ao sol: a alegria do Senhor é a nossa força


Quantas vezes perdemos a alegria em nossa vida? Você fica desanimado (a), sem vontade de se levantar. Na contemplação da palavra abaixo Maria nos mostra a verdadeira alegria. Venha você também conhecer e participar.

"ELES NÃO TEM MAIS VINHO!"

Queridos irmãos e irmãs a paz! 

Hoje vamos contemplar a passagem do Evangelho de São João (2, 1-11) conhecido por todos como as Bodas de Caná, vamos "entrar" juntos nesta cena, participar da festa com Jesus e Maria, observando, sentindo e ouvindo tudo ao redor. Então vamos juntos!


FAMÍLIA E AMIGOS

Estamos nesta festa juntos com Jesus e Maria, isso já faz nos lembrar as reuniões que temos com nossas famílias e amigos, quantos almoços de domingos passamos juntos: pai, mãe, irmãos, irmãs, amigos, enfim a família toda reunida para celebrar a vida como em um nascimento, um aniversário, Natal ou Ano Novo, ou melhor apenas reunimos para ficar um tempo juntos. Como é bom ter família e amigos verdadeiros!

Mas como em toda família não há perfeição, sempre há alguma diversidade ou alguém esquece de fazer ou comprar algo (quem nunca?). Mas por outro lado sempre tem alguém tomando a frente com atitude e resolvendo as coisas e no final a alegria retorna e quando acaba o encontro desejamos e nos programamos para uma nova reunião.

Assim foi na festa de casamento de Caná estavam reunidos a família e amigos, conversando, sorrindo, bebendo e comendo, porém em um determinado momento algo acontece, para nos situarmos vamos ler a Palavra com muita calma invocando o Espírito Santo:


PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João (Jo 2,1-11).

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.

5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.

6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.

7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.

9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”

11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.



As Bodas de Caná: Eles não tem mais vinho (Jo 2, 1-11)


O MILAGRE

Estamos nesta festa de casamento, é claro que somos bom observadores, Jesus está ao nosso lado nos falando sobre a vida, seu olhar sempre cruza com o meu, há algo diferente em suas palavras, elas transmitem: fé, esperança e amor. Maria também está conosco, sua alegria e simplicidade é contagiante, uma mãe que se preocupa com cada detalhe.

Há pessoas em todo o canto, umas comendo, outras bebendo, cantarolando, há uma movimentação sem igual, porém num certo momento percebo a angústia dos noivos ao passar próximo, seus semblantes eram de tristeza. Mas como? Numa festa de união tão linda há de ter tristeza?

Maria toma a frente e pede licença para nós e vai falar com os noivos, talvez algo não esteja saindo como planejado naquela festa. Jesus observa tudo sem dizer uma palavra, apenas sorri.

Maria se aproxima e chama Jesus. Suas palavras me tocaram profundamente, pelo sentindo do acontecimento: "Eles não têm mais vinho”. 

[Aqui faço uma pausa para refletir que o vinho representa a alegria, repare que Maria diz que eles não tem mais vinho, eles estavam sem a alegria, Maria deixa bem claro que ela nunca deixou de ter a alegria, veja que interessante Maria sempre pronta a servir atenta e sempre fazendo com alegria, ela crê em seu filho e pede para fazer o que Ele disser, isto é muita confiança e fé].

Voltando a cena da festa Jesus pede para colocar a água nas talhas e eis o milagre: da água o vinho transformou, o cheiro, o sabor era de vinho, como explicar? O pedido da mãe, a fé, Jesus, e então a alegria voltou.

Os noivos se alegraram novamente, os convidados experimentaram o melhor vinho e eu saboreei o melhor de tudo isso, vi o milagre, vi uma mãe preocupada e fazendo um pedido a seu filho e vi um filho misericordioso atendendo o pedido da mãe. Como não amar a tudo isso? Como não amar a Deus? 

Agora devemos nos questionar qual a talha que está vazia e precisa ser preenchida?

O que falta em nossa vida? Qual o vinho que está nos faltando?

Quantas vezes deixamos a tristeza tomar conta de nossas vidas e esquecemos o que é essencial, ficamos presos no material e não saboreamos o momento de família, que numa reunião é o que realmente importa. Por que perdemos a alegria se somos filhos de Deus?

Talvez quando todos perceberam Jesus e Maria na festa a alegria tomou conta, assim devemos fazer no nosso dia a dia, permitir Jesus transformar nossos corações, deixar nossa mãe Maria passar a frente e nos orientar o que fazer: crer no impossível.

Obrigado por você estar aqui.

Escreva como você se sentiu ao "entrar" nesta cena. Como foi sua reação ao ver a transformação? Deixe o seu comentário 😀🙏

Paz e Bem.




Continue nesta semana a fazer a leitura diária. 

Deixe seu comentário falando como você se sentiu 😀🙏

🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).




Desafio 19 dias


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

DESAFIO 19 DIAS

MÉTODO RESULTADO PARA INTERNET

Cansado de não saber tocar violão?