Oração a São João Batista
São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós.
Amém.
Um pouco da história de São João
Sua morte é celebrada no dia 29 de agosto. Jesus o elogiou dizendo que “João é o maior dos profetas” (Lucas 7, 26-28), porque ele apresentou Jesus, a quem chamou de “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1, 29-36).
São João Batista é o padroeiro da amizade porque, ainda no ventre de sua mãe, conheceu Jesus, que estava no ventre de Maria e estremeceu de alegria. Isso aconteceu na Visitação. Ele é também o padroeiro daqueles que denunciam injustiças e são perseguidos por causa da verdade e da fé. Também é protetor contra as doenças da infância.
São João é chamado de “Batista” porque batizava o povo pregando o arrependimento em vista da vinda iminente do Messias. Ele anunciou a chegada de Jesus, “preparou o caminho do Senhor”, aplainando as colinas e elevando os vales. Foi a voz que grita no deserto anunciando a chegada do Salvador.
São João Batista foi preso por denunciar o adultério de Herodes Antipas com a esposa de seu irmão Felipe, chamada Herodíades. Ainda na prisão, João conversava com Herodes e este gostava de ouvi-lo. Mas, Herodíades conseguiu que João fosse decapitado a mando de Herodes.
São João Batista foi morto por defender a verdade, a moral, a virtude. Por isso, seu terço contempla os mistérios de sua vida e seu martírio, levando-nos a um profundo contato com Deus.
Terço de São João Batista – como rezar
Na cruz e nas primeiras contas:
Credo, Pai Nosso, três Ave-Marias, Glória.
Fazer o pedido pela intercessão de São João Batista
Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o Anúncio do nascimento de João Batista feito pelo Arcanjo Gabriel ao sacerdote Zacarias, pai de João. Zacarias e sua esposa Isabel eram de idade avançada e o milagre aconteceu (Lucas 1, 5-25)e o nascimento de São João Batista. (Lucas 1, 57-67)
Na conta grande:
Pai Nosso...
Nas dez contas pequenas reza-se:
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Glória ao Pai...
Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a pregação de São João Batista anunciando a chegada do Salvador e pregando um batismo de arrependimento. (Lucas 3, 1-20)
Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos o Batismo de Jesus, realizado por São João Batista. (Mateus 3, 13-17)
Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a prisão de São João Batista por denunciar o adultério e a vida corrupta de Herodes e Herodíades. (Mateus 14, 1-5)
Quinto Mistério
No quinto Mistério contemplamos a morte de São João Batista, decapitado a mando de Herodes, vítima de um plano maligno armado por Herodíades. São João Batista foi um bem-aventurado de Jesus, perseguido por causa da justiça e da verdade. (Mateus 14, 6-12)
E se você quiser conhecer mais sobre a história de São João Batista, clique na imagem abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.