Qual o verdadeiro significado da Solenidade de Corpus Christi? Como você, sendo cristão, vive esse dia? Descubra o seu sentimento e como você deve vivenciar e adorar a Cristo ressuscitado.
CORPUS CHRISTI (EVANGELHO DE SÃO MARCOS 14, 12-26)
Trecho retirado do livro: "O Mandamento do Amor - Luz da Fé em Cristo", capítulo VIII
Hoje estamos celebrando a solenidade do Sagrado Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, é uma festa de adoração porque nós reconhecemos que o pão e o vinho consagrados se faz presente realmente, Jesus: o Corpo e Sangue.
Corpus Christi é uma festa de reconhecimento de que o nosso Deus se faz presente neste alimento e que este alimento vem para alimentar toda a nossa vida espiritual, servindo como uma fonte para estarmos com Deus. Jesus é chamado de o mediador entre os céus e a terra, e como mediador Ele faz exatamente este papel de ligar toda a humanidade a Deus através da aliança que é selada pelo seu sangue, pelo sangue derramado na cruz.
Em Êxodo 24, 3-8 nós já temos esse símbolo do sangue como símbolo da vida, Moisés ergue um altar, neste altar oferece a Deus sacrifícios e o sangue daquele cordeiro que foi sacrificado é aspergido no povo como sinal da aliança que Deus fez com aquele povo e que aquele povo faz com seu Deus.
A carta de Hebreus (Hb 9, 11-15) nos lembra que agora essa aliança não é mais selada do sangue de um animal, esta aliança está selada do sangue do cordeiro de Deus, que é o Cristo mesmo, não é mais o sangue de um bode ou de um cordeirinho que se torna o sinal da aliança que Deus fez conosco, mas sim o sangue de seu próprio Filho, derramado na cruz. Nós somos aspergidos por este sangue e por isso somos religados a Deus numa nova e eterna aliança e que a liturgia da palavra nos remete à última ceia de Jesus com seus apóstolos, para lembrar exatamente do que nós estamos celebrando hoje e o que nós celebramos sempre quando nós celebramos a missa que é aquela ceia que Jesus realizou com seus discípulos, não estamos repetindo, mas estamos vivendo novamente toda aquela experiência pascal na qual Cristo se entrega como alimento.
Clique abaixo para assistir um vídeo
O Evangelho de São Marcos capítulo 14, 12-26 mostra exatamente a cena da ceia de Jesus com seus discípulos. Jesus pede para preparar a Páscoa e sendo preparada a Páscoa Ele vai celebrá-la com os seus discípulos e vai entregar-se no pão e no vinho e Jesus diz:
“Tomai todos e comei, este pão é meu corpo, isso é meu corpo. Tomai todos e bebei, este vinho é meu sangue, isso é o meu sangue, o sangue que é derramado por vós, o sangue da nova e eterna aliança”.
Então o que nós temos na Santa missa é o que Jesus viveu com seus apóstolos lá naquela última ceia, também hoje Jesus está se entregando a nós e está dizendo exatamente as mesmas palavras:
“Tomai todos e comei, isto é o meu corpo. Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue”.
E assim como os apóstolos, nós somos convidados a participar, a tomar e comer o corpo e a tomar e beber do sangue de Jesus; seria muito bom que nós a cada dia renovássemos a nossa fé na Eucaristia, nem sempre nós damos o real valor a Jesus Eucarístico. Quantas são as ofensas a Jesus Eucarístico.
Nos últimos tempos têm crescido o número de ataques às igrejas, principalmente aos sacrários, a profanação da Eucaristia, pessoas que não tem o mínimo de noção daquilo que é Eucaristia e que acabam fazendo este tipo de coisa por puro desrespeito, por pura perseguição religiosa, nós somos vítimas disso, se tivéssemos um pouquinho mais de consciência da presença de Jesus na Eucaristia, jamais nós faríamos coisas semelhantes, mas vocês podem pensar: “quem faz isso não tem consciência do que é Eucaristia.” É verdade, nem sempre quem faz esse tipo de coisa tem consciência daquilo que é Eucaristia, mas às vezes nós que temos consciência do que é Jesus Eucarístico não tratamos como deveria ser tratado.
Muitas vezes nós entramos na igreja e não fazemos uma simples reverência ao sacrário, que é onde está Jesus Eucarístico, a presença real do Cristo aqui na igreja, esquecemos de olhar para o sacrário que é onde está Jesus Eucarístico. Muitas vezes o Santíssimo está exposto no altar e as pessoas estão conversando na igreja, falta de consciência Eucarística, é como se não tivesse ninguém lá, isso também é profanação.
Quando eu não respeito a presença de Jesus eu estou profanando, quando eu não o recebo de maneira digna, eu estou profanando, às vezes nós vamos receber Jesus de qualquer jeito, pega como se tivesse pegando um pedacinho de qualquer coisa. Existe uma forma correta para se comungar, ou você recebe direto pela boca, ou recebe pelas mãos, mas, não de qualquer jeito, com a mão uma posta em cima da outra, a mão esquerda em cima, a mão direita em baixo, é desta forma que se recebe Jesus, é Jesus Eucarístico, faça deste gesto um sinal de respeito por Jesus, ou então venha simplesmente com as mãos postas e receba a Eucaristia na boca.
Se você for à missa e quer receber Jesus nas mãos, não anote telefone de ninguém nas mãos, deixe sua mão purificada para receber Jesus, porque senão nós vamos profanando inconscientemente Jesus Cristo. É a coisa mais preciosa que nós temos da igreja católica, que é a presença de Jesus na Eucaristia e nós nem sempre damos valor, então, aprenda a adorar o Jesus verdadeiramente com as nossas palavras, com os nossos gestos, principalmente com as nossas intenções.
Quando temos intenção de adorar a Jesus, isto vai se revelar em nossas palavras e nos nossos gestos, todos os nossos gestos serão gestos de adoração, todas as nossas palavras diante de Jesus serão palavras de adoração. Cristo se fez tão presente na nossa vida, que Ele quis substituir o cordeiro que antes era imolado por Ele mesmo e quis se utilizar de pessoas escolhidas por Ele para que Ele pudesse estar presente no meio do povo, na Eucaristia.
Na celebração Eucarística, o Cristo se faz presente de três formas:
- o Cristo é o altar no primeiro momento, Ele mesmo é o altar, por isso que o padre antes de começar a missa beija o altar e depois que termina a missa, beija o altar novamente. O padre está representando num primeiro momento toda a igreja, esposa de Cristo e neste mesmo altar beija seu esposo, o Cristo;
- o Cristo se faz presente também na figura do sacerdote, então Cristo é o altar, e Cristo é o sacerdote, e na pessoa do sacerdote que se faz presente é que consagra para que o pão e o vinho possam se tornar Corpo e Sangue Dele mesmo;
- e então temos esta terceira forma, Cristo cordeiro, é o cordeiro que dá a vida por nós. Que nós encontramos no pão e no vinho consagrados o Corpo e Sangue de Cristo.
Então vejam a riqueza da celebração Eucarística se nós temos esta consciência, nós jamais chegaremos a Jesus de qualquer jeito, vamos sempre buscar estar perto Dele da melhor forma possível, que Deus nos ajude a vivermos bem esta nova e eterna aliança que é selada no Sangue de Cristo e que nós possamos ter cada dia mais a nossa fé renovada, aprofundada, nesta espiritualidade Eucarística da qual nós tanto precisamos.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Trecho retirado do livro: Uma Luz da fé
Leia agora o livro que você encontra aqui no blog:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.