Menu

O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

 

O mistério da Santíssima Trindade

Você entende sobre a Santíssima Trindade? Você sente esse mistério? Celebramos a manifestação de Deus na história da salvação nas três pessoas divinas. Então seja curioso e aprenda um pouco sobre a Santíssima Trindade.


Santíssima Trindade

Pegue a bíblia em Mateus capítulo 28, versículos 16 ao 20 e leia essa passagem do Evangelho.

Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvidas: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.


Celebrar a Solenidade da Santíssima Trindade, que é Pai, Filho e Espírito Santo, celebramos a manifestação de Deus na história da salvação nas três pessoas divinas, se nós formos até o início da história da salvação nós vamos percebendo em cada momento a revelação de uma das três pessoas. 

No início da criação nós percebemos que quem nos cria é o Pai todo poderoso. Nos cria através da sua palavra que se fez carne e habitou entre nós e dá vida a criação através do seu Espírito que ainda hoje nos impulsiona para a missão, neste primeiro momento a pessoa do Pai é quem vai conduzindo seu povo, fazendo aliança com o povo, pedindo que o povo eleito por Ele, o povo de Israel, se torne luz para as nações, cada aliança que Deus faz com o povo, Deus faz exatamente para que o povo se sinta amado e possa ser aquilo para o qual ele foi reservado, luz das nações, que naquele povo todas as nações possam conhecer o Deus único e verdadeiro.

Há um momento na história da salvação em que o Pai envia o seu Filho, o Verbo, que vai se encarnar em nossa história, vai receber um corpo através da virgem Maria, porque será gerado em seu ventre, vai participar conosco da nossa história, vai nos revelar o amor que o Pai tem a cada um de nós e vai nos propor agora uma nova e eterna aliança, que será realizada no sangue derramado na cruz. 

Na sua ressurreição Jesus nos devolve aquilo que nós tínhamos perdido com o pecado dos primeiros pais, aquele relacionamento íntimo com o Pai e não nos deixa sós, Ele promete que vai enviar o seu Espírito Paráclito, o espírito defensor, aquele que deverá caminhar com a igreja, impulsionar a igreja na missão.

Dez dias depois ele volta para o Pai e acontece a grande festa de Pentecostes, o derramamento do Espírito Santo de Deus. A terceira pessoa da Santíssima Trindade e agora de certa forma Deus em suas três pessoas se revela de maneira plena para nós: 

  • o Pai se revelou na criação e na condução do povo de Israel;
  • o Filho se revelou na encarnação e na nossa salvação através da morte de Deus;
  • o Espírito Santo se revela no dia de Pentecostes e se revela nos conduzindo e nos impulsionando para a missão.

Percebam que toda a nossa vida, toda a nossa existência está marcada não apenas por uma pessoa da Santíssima Trindade, mas pelas três pessoas da Santíssima Trindade, em cada gesto litúrgico que nós realizamos, nós realizamos sempre em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tudo o que nós fazemos, como cristãos, sempre em nome das pessoas da Santíssima Trindade revelando que nós estamos unidos a Deus e Deus está unido a nós.

Na missa, por exemplo, nós iniciamos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e terminamos: “Abençoe-os Deus todo poderoso, Pai, Filho e o Espírito Santo”; cada gesto litúrgico nosso revela a unidade que nós temos com Deus e a unidade que Deus tem conosco, a comunhão que nós devemos ter com Ele. 

O Cristo antes de voltar para o Pai envia os seus apóstolos em missão para batizar a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para que cada batizado possa estar em comunhão plena com Deus e devemos nos perguntar como que nós estamos vivendo essa comunhão? 

Porque tudo o que Deus podia fazer para se revelar de maneira plena a nós e caminhar em comunhão conosco, Ele fez, seu gesto máximo de amor foi nos dar seu próprio Filho Jesus, amou-nos até o fim. E como estamos nós? Como nós manifestamos esta nossa comunhão com Deus? Esse reconhecimento de que somos filhos de Deus? 

Nós manifestamos tudo isso mantendo firmes esta nossa intimidade com Ele e fazendo aquilo que Ele ordenou a fazer, pregar o Evangelho, revelar àqueles que ainda não o conhecem que existe um Deus que os quer com Ele também, mas isso é tarefa nossa se nós não agirmos como Cristo pede que nos ajamos, não estaremos em comunhão com Ele. 

Que em cada gesto nosso, em cada oração realizada por nós, possamos sentir a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, senão nossos gestos serão sempre mecânicos, fazer sem saber porque fazemos. Por isso fazemos o sinal da cruz em frente a igreja, porque na igreja está o Sacrário, Cristo presente em nosso meio. Ao fazer o gesto do sinal da cruz, nós estamos indicando que estamos em comunhão com Deus, por isso para se fazer uma oração bem feita eu preciso estar em comunhão com Deus, fazendo o sinal da cruz. Que nossos gestos sejam sempre autênticos mostrando a comunhão com Deus.


O mistério da Santíssima Trindade



Santíssima Trindade


Ela te convida a saborear
Cada palavra a te amar
Ela está em tudo que você vê
Só o pecado pode te afastar dela
Então você se machucará
Ela irá te resgatar
Porque Eu sempre estive, Estou, Estarei com você


Ela te deixará tomar as decisões
Para você caminhar, seguir
Ela completa todo seu corpo
Fazendo todo o trabalho
Você a sente em seu coração
Se você estiver em oração
Porque Eu sempre estive, Estou, Estarei com você


Estamos juntos em comunhão
O seu silêncio faz perceber
As coisas ficam mais leves se estamos fazendo juntos
Você não pode esquecer


Ela é o sopro da vida
A criação de todo lugar
Ela irá te libertar de todas as coisas
Então você saberá quem realmente ela é
Ela irá te guardar todos os dias
E você não cansará
Então ela te dirá:
“Eu sempre estive, Estou, Estarei com você”
Ela é tudo que você quer
Ela é tudo que você precisa
Sinta-a em seu coração
A pureza eterna.



Trecho retirado do livro: Uma Luz da Fé que você encontra aqui no blog:




🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).


Padre Marcelo Rossi: Rio de Águas Vivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.