Pentecostes: você sabe o seu significado? Onde fala na Bíblia? Quais são os dons Do Espírito Santo? Se você quer saber sobre Pentecostes, continue lendo abaixo.
ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO SENHOR
Enviai o vosso Espírito Senhor e da terra toda face renovai (salmo 103). Derramamento do Espírito Santo de Deus sobre a igreja, fazendo com que a ela possa nascer e torná-la discípula e missionária. Os 7 dons do Espírito Santo:
Sequência de Pentecostes: Espírito de Deus, enviai dos céus
O que é Pentecostes?
É o derramamento do Espírito Santo de Deus sobre a igreja, fazendo com que a igreja possa nascer e possa torná-la discípula e missionária, é o nascimento da igreja, em João capítulo 20, versículo 19 ao 23, naquela época de Cristo, os apóstolos estavam trancados com medo de acontecer o que aconteceu com Jesus.
Jesus entra no lugar em que se encontravam os discípulos e oferece a sua paz, “a paz esteja convosco”, porque o medo nos impede de fazer aquilo da qual nós somos enviados, somos incapazes de ser fiéis a oração de cristão, Jesus quer discípulos corajosos mas Ele entende nossa humanidade e sabe dos nossos medos e então Jesus nos dá também o seu Espírito, que é o Espirito da verdade, defensor, aquele que estará ao nosso lado não só nos conduzindo e nos impulsionando mas também nos defendendo dos perigos e mesmo nas perseguições, é por causa do Espírito Santo em nós que não desanimamos, O Espírito nos vem para nos dar ânimo, vida. Jesus sopra sobre aqueles que estavam com Ele e diz: “Recebei o Espírito Santo” e transmite a autoridade que lhe foi dado pelo Pai.
Jesus volta para o Pai mas é preciso que sua missão continue e ela continua exatamente através dos apóstolos e da igreja. E se você ler em Atos dos Apóstolos capítulo 2, versículos 1 ao 11, os apóstolos estavam reunidos junto com Maria e Jesus envia o seu Espírito Santo sobre os apóstolos e desce como línguas de fogo sobre cada um dos apóstolos, fogo no sentido de purificação e ao mesmo tempo de poder, força, então a partir desse momento eles se sentem animados para a pregação do Evangelho, pois antes estavam trancados nas casas, agora recebem vida nova, ânimo, e então eles saem para pregar o Evangelho. E a força do Espírito Santo é grande que todos que ouvia os apóstolos entendiam em sua língua.
Então os apóstolos falaram em línguas estranhas? Línguas angelicais?
_Não, eles estavam falando a linguagem do Evangelho, que é o amor. E o amor nós entendemos em qualquer canto do mundo, transmitir a palavra de Deus é transmitir o amor de Deus, mesmo que o outro fale em outra língua ele entenderá, porque o amor é uma língua universal. Não há quem não entenda um gesto de carinho, de misericórdia. Após o anúncio do Evangelho pelos apóstolos muitos se converteram e que também foram batizados e que também receberam o Espírito Santo, veja que interessante o mistério de Deus em nossa vida.
Quais são os sete dons do Espírito Santo?
Vou te explicar os sete dons que Jesus nos dá, que são: Entendimento, Sabedoria, Piedade, Fortaleza, Conselho, Ciência e Temor de Deus.
Entendimento: é saber o que Deus quer de nós, é o dom de ver as coisas santamente esclarecidas, o dom do entendimento nos leva a discernir valores.
Sabedoria: é a capacidade de ver os fatos da vida com igualdade e misericórdia, sem preconceitos ou julgamentos prévios, é possuir critérios de Deus, usando seus caminhos com santidade.
Piedade: é adorar fielmente a Deus, através de contínuos e renovados atos de amor, louvor, adoração e ação de graças, piedade é a forma consciente como se vive a espiritualidade, de acordo com o estado de cada um. É a síntese de todos os dons.
Fortaleza: é a força e a coragem que Deus dá aos que nele creem, para resistirem aos assédios do mal e perigos da vida, a fortaleza nos dá o estímulo indispensável aos trabalhos missionários.
Conselho: é um dom que deriva do entendimento e da sabedoria, e consiste em dar testemunhos positivos de vida. É ensinar a doutrina de Deus, mostrando seus caminhos, dando ideais e orientações cristãs. É admoestar e corrigir fraternalmente, de forma profética, amorosa e construtiva.
Ciência: é o dom de discernir entre o bem e o mal, entre os projetos de Deus e os apelos do mundo, é indispensável ao profeta, é estar aberto às realidades que Deus quer revelar, chegamos à vocação, seja ela religiosa, familiar missionária, pelo dom da ciência.
Temor de Deus: também conhecido como “santo temor”, não se trata de ter medo de Deus, mas temer a prática de algo que ofenda a Deus, é o receio de quebrar a comunhão e assim separar-se do amor.
_Deus nos protege, nos ama, nos ensina.
_A ascensão do Senhor nos indica que a misericórdia de Deus atingiu de tal forma a natureza humana que assim como Ele veio até nós e se encarnou e assumiu a nossa natureza, Ele levou para Deus essa mesma natureza. Aquele que caminhou conosco voltou para o Pai e ao voltar para Deus Ele carrega consigo todos nós e abre as portas dos céus para nós.
Trecho retirado do livro: Uma Luz da Fé clique abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.