Dentro do tempo do Natal a igreja celebra a festa da Epifania do Senhor que significa “a manifestação do Senhor” para todas as nações representadas pelos chamados “reis magos”, pessoas que vieram do oriente para adorar o rei.
No Evangelho de Mt 2, 1-12 nos apresenta essa situação:
1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2).
7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.
8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes
encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
12. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.
Epifania: tem sua origem na palavra grega epipháneia, que significa aparição, manifestação.
A palavra Belém significa: “a casa do pão” e Jesus mais tarde vai se apresentar como o pão da vida: “aquele que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 51).
Porque o messias deveria nascer em Belém, uma cidade tão pequena?
Por essa cidade ser a cidade de Davi, o rei em excelência em Israel e aquele que seria o salvador, o messias, seria descendente de Davi.
Temos a figura da estrela como sinal que orienta toda humanidade a Deus, os magos vão seguindo-a; então a estrela se torna sinal de salvação.
Os magos vão até Belém e encontram o menino Jesus numa manjedoura ao lado de sua mãe Maria, a reação dos magos ao ver o menino é de se prostrarem diante Dele, é de ajoelhar para adorar o menino, a adoração é algo que se faz apenas diante de Deus, os magos reconhecem que aquele menino é o Emanuel, o Deus conosco, por isso se prostram.
Os presentes apresentados pelos magos oferecem também tem um significado:
- ouro: símbolo da realeza, os magos reconhecem o rei que eles procuravam, típico de presente que se dá aos reis;
- incenso: divindade de Jesus, é utilizado nas celebrações litúrgicas, nas festas sagradas, em honra a Deus, aqueles magos reconhecem que aquele menino não é apenas rei, mas é o próprio Deus no meio de nós;
- mirra: na época de Jesus era usada para embalsamar os corpos das pessoas que morriam, para durar mais tempo velando, evitando o mal cheiro, a mirra é sinal de humanidade, aquele Deus que ali estava é também um ser humano, ele também passará pelo drama da morte, os magos reconhecem isso.
Um simples gesto por parte daqueles homens têm muitos significados, cremos que Jesus é o rei por excelência, cremos que Jesus é Deus, cremos que Jesus é homem, a fé daqueles magos também é nossa fé hoje.
Os magos são orientados a voltar para outro caminho, a palavra caminho tem significado teológico principalmente a partir no ato dos apóstolos onde Jesus é chamado de "caminho".
O próprio Jesus se apresenta como caminho em Jo 14, 6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".
E então quando o texto diz que eles voltaram por outro caminho, significa que a experiência que fizeram com Jesus fez com que mudassem radicalmente de vida, eles se deixaram transformar, seus corações se transformaram e por isso mudaram de caminho.
Isso que deve acontecer conosco quando fazemos a experiência com Cristo, não podemos ser o mesmo que éramos antes de ter essa experiência com Deus, tudo muda, tudo se transforma, que possamos sentir essa manifestação de Deus em nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.