Neste Evangelho Jesus quer acalmar o seu coração, então entre neste barco, comece a navegar, deixe Jesus salvá-lo, tire todo o seu medo e sinta o amor de Jesus: “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Neste Exercício Espiritual de Santo Inácio de Loyola saboreie cada palavra, não tenha pressa, escute o falar de Jesus, veja o próprio Cristo na sua frente, não tenhas medo! Tenha uma experiência mística.
Recordando: para quem ainda não está familiarizado com os exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, sugiro ir no menu "como orar" ou clique na figura para ler as explicações de meditação e contemplação para melhor aproveitar este momento, mas se você já fez outros exercícios espirituais, de sequência aos exercícios abaixo proposto.
Iniciemos este momento com o sinal da cruz: ♱ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos a graça de Deus para que todos os nossos desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para louvar a Deus.
Vinde Espírito Santo!
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Óh Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!
Texto para reflexão:
Quantas vezes em nossa vida nos sentimos como um “nada”, sentimos um vazio dentro de nós. O que devemos fazer é seguir Jesus, é entrar neste barco, é acordarmos de nosso sonho e viver a realidade, a real situação, é percebermos que temos que tomar um outro rumo em nossa vida, é voltar para dentro de nós e desejar um “novo”.
Precisamos entender que essa dor que estamos sentindo só vai ser curada se permitimos que Jesus acalme essa tempestade dentro de nós, dentro de nossa mente, dentro de nosso coração; as frustrações da vida nos levam às tristezas, mas temos que acordar, levantar, sermos fortes, termos fé, pois tudo vai passar.
Precisamos tirar e vencer todo esse medo que existe dentro de nós, respirar fundo e viver um dia de cada vez, precisamos carregar a nossa cruz e aceitar, e sentir a “calmaria”. A paz só é possível a medida que permitimos Jesus entrar em nossa vida, mas primeiro precisamos nos amar também e olhar para dentro de nós e perguntar: quem eu sou? Quem é Jesus em minha vida? Jesus é aquele que me guia? Jesus é meu amigo? O que me trouxe até aqui?
Jesus sempre utilizou um barco, o barco que tem como significado de travessia, que pode ser interpretado como uma travessia em direção à vida.
O barco na tradição cristã remete à igreja, que acomoda e protege os fiéis; podemos destacar aqui como sendo uma proteção e segurança para nós e perceba que no Evangelho que vamos contemplar.
Jesus está neste barco, mas os discípulos ficam com medo pois Jesus está dormindo e as ondas e ventos vem para derrubá-los, tirar a paz, então pergunte a si: como está seu barco? Como está seu coração? Como está a sua vida? O que precisa mudar? Leia com muita calma o Evangelho proposto e peça a sua graça.
Comece pedindo a Jesus, olhe em seus olhos e diga: Jesus eu entrego minha vida em suas mãos. Jesus eu te amo! Ajuda-me a ser melhor a cada dia, ajuda-me em meus sonhos, ajuda-me a fazer a sua missão, a sua vontade sobre mim, mas ajuda-me a compreender tudo isso. Amém!
Em silêncio, com o coração voltado a Jesus, façamos a proclamação do Evangelho.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (8, 23-27)
Glória a vós Senhor.
Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo. “Senhor”, diziam, “salva-nos, estamos perecendo!” - “Por que tanto medo, homens de pouca fé?”, respondeu ele. Então levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor!
Como é bom saber que Jesus está ao nosso lado, nos levantando, nos aconselhando, saber que Jesus nos ama, por isso diga: “Jesus eu te amo!”.
Ouça a música a seguir:
Frei Gilson: Acalma Minha Tempestade
Se precisar, releia a passagem do Evangelho de Mateus e então comece a refletir:
- qual foi a palavra que mais te chamou a atenção? Saboreie esta palavra, sinta essa palavra, não tenha pressa.
- o que Deus está falando com você por meio deste Evangelho? Deus fala conosco todo o tempo, por meio de palavras, gestos, situações cotidianas na vida, o que Deus quer te falar; permita ouvi-lo.
- qual a mensagem dessa passagem do Evangelho que trouxe para você?
- o que ficou no seu coração após ler o Evangelho e ouvir a música?
- qual foi o seu sentimento ao ouvir as Palavras do Evangelho? Como você sentiu: desolado, triste, cansado, com dor, ou você se sentiu consolado, alegre, com amor, confortado e enfim, o mais importante, seja sincero com você mesmo (a).
Após sua experiência pessoal com Jesus, sobre o Evangelho, deixamos aqui alguns passos para ajudar na sua meditação com base nos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola:
Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram.
- onde você está nesta cena?
- quem é você neste barco?
- você é um dos discípulos?
- você está dentro do barco?
- mas pergunte-se a si mesmo: você quer estar no barco junto com Jesus?
- você quer ficar com Jesus?
- o barco (como explicado acima) é uma travessia em direção à vida, que acomoda e protege, uma segurança para nós. Como está seu barco?
- como está a sua vida?
- como está seu coração?
- o que precisa mudar?
- você sente seguro (a) com Jesus?
- quantas vezes você chama ou fala com Jesus?
Nisso, veio uma tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas.
Às vezes caminhando pela vida tudo parece calmo, sereno, mas, de repente, tudo muda, vem uma tempestade para nos atormentar e as coisas do mundo nos fazem desviar do caminho e nos sentimos perdidos, sem rumo.
- qual é a sua tempestade?
- o que te atormenta?
- o que te faz ser coberto pelas ondas?
- o que te desvia do caminho?
- quem te faz sofre?
- por que você não se sente mais seguro em sua vida?
- quais são os seus pensamentos negativos?
- como mudar isso?
Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo. “Senhor”, diziam, “salva-nos, estamos perecendo!” - “Por que tanto medo, homens de pouca fé?”, respondeu ele.
- quantas vezes chamamos por Jesus?
- quantas vezes oramos pedindo e esquecemos de agradecer?
- quantas vezes reconhecemos que precisamos de ajuda?
- perecer: no dicionário significa perder a vida, morrer de maneira repentina ou violenta, chegar ao fim. A dor é tão grande que você percebe que não há mais nada para fazer, a não ser suplicar, “acordar” Jesus e dizer: estamos morrendo, salva-nos!
- qual é essa dor?
- o que te faz ter esse sentimento de perecer, chegar ao fim?
- o que te faz perder a força de lutar?
- o que ou quem te faz chorar?
- o que ou quem está “tirando” a sua vida?
- por que tanto medo?
- entregue tudo a Jesus, chame-o: “Senhor, salva-nos”
Então levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”.
- deixa Jesus te tocar para trazer a calmaria em sua vida
- permita ser feliz
- Jesus faz maravilhas, basta acreditar
- deixe Jesus entrar em sua vida
- deixe Jesus te segurar em seu amor
- permita Jesus te cuidar, te curar
Ouça essa música:
Padre Marcelo Rossi: Quem Me Segurou Foi Deus
Com o coração, a tempestade acalmada, contemple a imagem a seguir e finalize este momento agradecendo a Deus por tudo.
Finalizando:
Quando estamos reunidos com nossos amigos, não finalizamos o encontro de qualquer forma; por isso, agradeça a Deus por este momento, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de escrever tudo o que sentiu em seu caderno de anotações: consolações e desolações, paz, amor, angústia; não deixe passar nada será importante futuramente para você.
E lembrando se você também quiser partilhar conosco como foi a sua experiência nesse encontro pessoal com Deus, ou se teve alguma dúvida nestes exercícios, não deixe de nos enviar uma mensagem (contatos).
Sua mensagem é importante e estaremos prontos para respondermos. Espero que tenha saboreado esse encontro pessoal com Deus e aguardaremos você no próximo encontro para refletirmos juntos.
Fique atento, se você não quiser perder uma nova postagem do blog, cadastre seu e-mail para receber as atualizações.
🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!
“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.