SOLENIDADE ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA MARIA

 

Imagem de nossa Senhora com o menino Jesus em seu colo

No dia 15 de agosto a igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora Maria; “Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto do teu ventre!”; “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventura, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas a meu favor”.

 

Evangelho de São Lucas (1, 39-56)


Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.  Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!

E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.

Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.

Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.

Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.


Palavra da Salvação!

Glória a vós Senhor.


imagem dormição de Nossa Senhora


A celebração da solenidade da Assunção de Nossa Senhora e o Evangelho de São Lucas capítulo 1, versículos 39 ao 56, sempre me encanta, as palavras, os ritos, tudo tem significado e algumas palavras se destacam para mim: 

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto do teu ventre!”; “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventura, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas a meu favor”.

Com o passar dos anos vamos aprendendo sempre um pouco mais, vamos experimentando a saborear as palavras, a encontrar uma espiritualidade e junto com as homilias na missa realizada pelo padre, você se transforma, se completa; é lindo saber sobre Maria, o sentido desse maravilhoso gesto de Maria.


Mas o que seria a celebração da Assunção de Nossa Senhora?

Resumindo, quando celebramos a Assunção de Nossa Senhora, na verdade celebramos na vida de Nossa Senhora a plenitude da salvação. 

Todos nós cremos e professamos que o Senhor virá no último dia para julgar os vivos e os mortos, quando rezamos o credo dizemos: “eu creio na ressuscitação da carne, eu creio na vida eterna”. O que nós viveremos lá na frente, no futuro, Maria já viveu. 

Maria é a primeira dentre nós que entrou nos céus de corpo e alma. Quando morremos nós cremos que nossa alma vai para Deus, mas esperamos a ressurreição dos mortos para atingirmos a plenitude da salvação que é ressurreição da carne, para que o corpo e a alma glorificados possam estar em Deus e em Maria tudo isso já aconteceu.

A igreja no início, nos primeiros séculos acreditava que Maria tinha sido elevada aos céus e a chamada morte de Maria, Nossa Senhora, nada mais é do que uma dormição, é como se Maria tivesse ido dormir e acordada já em Deus. Veja que imagem bonita, a mãe do Senhor, aquela que recebeu o filho de Deus em seu ventre, não conheceu a dor da morte e nem conheceu a corrupção da sua carne, porque o seu filho não permitiu que ela passasse por tudo o que todas as criaturas passam, por isso o termo dormição.


Mas por que Maria foi digna de ser conduzida aos céus de corpo e alma?

Bom, exatamente porque ela soube ser fiel ao projeto de salvação de Deus, Maria soube ser fiel. Quando o anjo anunciou que ela seria a mãe do salvador, ela imediatamente diz ao anjo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Este “faça-se em mim” é o que permite que a salvação entre em nossa realidade, porque é exatamente a partir desse chamado, o sim de Nossa Senhora, que o Filho de Deus é gerado em seu ventre.

Maria também é digna de ser elevada aos céus de corpo e alma porque ao saber que sua prima Isabel, estava esperando um filho, mesmo Maria já esperando o seu filho, põe-se a caminho para servir, vai ao encontro de Isabel e neste encontro nós temos uma grande revelação por parte de Isabel e um belo cântico profético por parte de Maria. 

Isabel diz para Maria quando ela a saúda: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”, e onde rezemos isso?

Na Ave-Maria, nós dizemos: “Ave-Maria cheia de graças o Senhor é convosco”, que são as palavras do anjo; “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito és o fruto do teu ventre”, são as palavras de Isabel.

Veja como é importante sempre estarmos estudando e sempre estarmos rezando, você cresce espiritualmente e a repetição nos faz crescer também. Isabel reconhece em Maria a presença misericordiosa de Deus e faz a grande revelação.


imagem do encontro de Maria com Isabel

E qual é a revelação de Isabel?

“Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” Isabel sabe que aquele menino que Maria carrega em seu ventre, não é qualquer um, é o seu Senhor;


Como posso merecer que a mãe de meu Senhor me venha visitar? Desde que a tua saudação chegou a meus ouvidos, a criança em meu ventre pulou de alegria, bem-aventurada aquela que acreditou”.


Maria é digna de receber essa graça da assunção porque carregou em seu ventre o Filho de Deus e Isabel, representando todos nós confirma isso com essas palavras e Maria vai confirmar através desse belo cântico:

A minha alma engrandece o Senhor, o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva, a partir de agora todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, porque o Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor”.

Maria tem conhecimento e o fato dela ter aceitado a missão de ser mãe do Salvador a torna a bem-aventurada diante das gerações, mas isso não faz de Nossa Senhora uma pessoa que se engrandece por si mesma, não foi Maria que se engrandeceu, foi Deus que a engrandeceu.

Maria sempre se colocou na posição de serva, serva do Senhor e porque se colocou na posição de serva, permaneceu sempre fiel, entendemos porque Deus não permitiu que a mãe de seu Filho experimentasse a corrupção da morte. Porque ela é toda santa, toda pura, ela é a bem-aventurada, é mãe de Deus, mãe de Deus feito homem, Jesus Cristo. A nós, basta seguir o modelo de Maria para que também um dia sejamos assumidos por Deus na realidade divina.


Assunção de Nossa Senhora


Mas, o que significa exatamente a palavra Assunção?

A palavra assunção vem do verbo assumir, Maria foi assumida por Deus na realidade divina de corpo e alma e assim como Maria se nós permanecermos fiéis também nós seremos assumidos na realidade divina de corpo e alma, mas lembre-se é preciso que sejamos fiéis a Deus, mesmo diante das perseguições não nos esqueçamos que Deus está conosco e não nos deixa sair derrotados se nós permanecermos firmes na fé, não há dragão, não há serpentes, não há tentação, que possa nos vencer quando estamos na presença de Deus, quando somos guiados pelo próprio Deus.

Que exemplo lindo de Maria, sempre ser fiel, ter fé, Deus está conosco.

Como é rica a história de Maria, temos que respeitar e muito tudo isso, tudo o que ela representa, teu amor. 

Nossa Senhora, rogai por nós!


Padre Marcelo Rossi - Perfeito É Quem Te Criou

 


Trecho retirado do livro: "O Mandamento Do Amor - Luz Da Fé Em Cristo" (capítulo X: Amar mais que a ti), que você  encontra gratuitamente aqui no blog.

capa do livro gratuito em pdf o mandamento do amor - luz da fé em Cristo uma foto com a luz do sol entre umas árvores em formato de uma cruz


Imagem de Maria com o menino Jesus no colo - retirada da revista: "o Santo dos milagres, março de 2012


Fique atento, se você quiser receber por primeiro uma nova postagem do blog, cadastre seu e-mail para ter as atualizações em contatos.

🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

DESAFIO 19 DIAS

MÉTODO RESULTADO PARA INTERNET

Cansado de não saber tocar violão?