BIOGRAFIA SOBRE SANTO ANTONIO 13 DE JUNHO

Imagem de Santo Antônio segurando o menino Jesus em seus braços referência a consagração de crianças pelo santo

Santo Antônio (festa:13 de junho)

Você devoto: Leia sobre a história de Santo Antonio, o "santo casamenteiro" e descubra de onde vem a sua fé.


Conhecido como "padroeiro dos humildes", "santo casamenteiro" e "doutor evangélico" sempre traz a lembrança do "pão de Santo Antônio" devido ao seu exemplo de distribuir alimentos aos mais necessitados, esses "pãezinhos de Santo Antônio”, que abençoados são mantidos em potes de mantimentos ou na despensa, para que não falte alimento em casa. Aqui vamos falar um pouco de sua história, orações e curiosidades. Santo Antônio, rogai por nós!


Nascimento

Santo Antônio nasceu na cidade de Lisboa, capital de Portugal em 15 de agosto de 1195, filho de Martinho Bulhões e de Tereza Taveira, descendentes de duas nobres famílias lusitanas.

Oito dias após o nascimento foi batizado na igreja Catedral, recebendo o nome de Fernando. A piedade da mãe foi plasmando aquele coraçãozinho inocente; ofereceu-o e consagrou-o à Virgem Nossa Senhora da Conceição.

Aos cinco anos integrava a equipe de coroinhas da Catedral e gostava de ajudar a Santa Missa.

Na mesma Catedral frequentava depois a escola do tio, Cônego Fernando e servia nos atos de caridade aos pobres.

Existe ainda hoje, em Lisboa, ao lado da Catedral, a Capela de Santo Antônio, onde estava situada a casa paterna com todas as gratas recordações e saudades.


Imagem de Santo Antônio segurando uma bíblia e flores


Vocação Sacerdotal

Aos 15 anos de idade, Fernando entrava no convento dos Padres Agostinianos. Após um ano julgaram-no digno de fazer sua consagração a Deus, para sempre, através dos três votos solenes de obediência, pobreza e castidade. Passados que foram dois anos, transferiu-se para o mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde se dedicou aos estudos da Teologia e da Sagrada Escritura. No ano de 1219 foi ordenado sacerdote pelo bispo Dom Pedro Soares.

O ideal sublime de seu sacerdócio e a finalidade de sua vida serão os de servir aos pobres e humildes, transmitindo-lhes a palavra de Deus e despertando, assim, a esperança no coração dos abatidos e oprimidos.


Vocação Franciscana de Santo Antônio

Em 1219, Francisco de Assis, na Itália, fundou uma nova Ordem religiosa. O Cônego Fernando conheceu os Frades Franciscanos em Coimbra e gostou.

Alguns Frades foram enviados para evangelizar os Mouros e foram martirizados no Marrocos.

A solene transladação dos primeiros cinco mártires franciscanos, da África para Coimbra, tocou o coração ardente do jovem Fernando.

Depois de muitas orações, suplicou, aos esmoleres do convento de Olivais, a admissão entre os padres de São Francisco. O superior aceitou logo o pedido, e no fim de junho de 1220 fez a solene profissão religiosa assumindo o nome de Frei Antônio.


Vocação Missionária de Santo Antônio

Mais uma etapa se abre em sua vida, a de ser missionário em Marrocos, impelido pelo entusiasmo do martírio ele embarcava para a África. Durante a longa travessia Santo Antônio ficou gravemente doente, de forma que desistiu de sua missão e tomou outro navio de volta. Quando, porém, estava em alto-mar, sobreveio violenta tempestade.

O navio esteve a ponto de submergir, e desgovernado foi parar nas costas da Sicília e lá o Santo permaneceu durante todo o tempo de sua convalescença.


Artigos Religiosos Santo Antonio de Padua

Encontro de Santo Antônio com São Francisco


imagem do encontro de Santo Antônio com São Francisco de Assis

Em 1221, Santo Antônio empreendeu nova caminhada atravessando, a pé, a Itália, rumo à cidade de Assis, para se reunir em assembleia com outros quase três mil frades vindos de toda a parte do mundo.

Em Assis, Santo Antônio pode, em contato com São Francisco e com tantos confrades reunidos em capítulo geral, enriquecer-se do espírito franciscano de caridade, de fraternidade, de humildade, de amor aos pobres e até as próprias criaturas. Ele ouviu da boca de São Francisco o seguinte “Cântico das Criaturas”:


“Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor! Teus são o louvor, a glória, a honra, e toda a benção. Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e que com grande esplendor; de ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua, e pelas estrelas, que no céu formaste, claras, preciosas e belas. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar, pelas nuvens, pelo sereno e por todo o tempo com que dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, útil e humilde, preciosa e casta. Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual iluminas a noite. É belo, alegre, vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, produz frutos diversos, flores e ervas. Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam, pelo teu amor, e suportam as enfermidades e tribulações.

Louvados sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a morte corporal, da qual homem algum pode escapar.

Louvai todos e bendizei ao meu Senhor, dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.”


Ministério de Santo Antônio


imagem Santo Antônio pregando a palavra de Deus foto preto branco da pintura em tela dos irmãos Gregori de Milão
De Assis, Santo Antônio sobe até o eremitério de Monte Paulo, onde teria a incumbência de celebrar missa para os irmãos e de colaborar nos afazeres da casa. Passaram-se assim vários meses e ninguém conhecia aquele homem austero e silencioso, dedicando suas horas à oração e ao trabalho. Mas nos primeiros meses do ano de 1222, por ordem do superior, Santo Antônio pregava improvisadamente durante uma solene cerimônia de ordenação sacerdotal.

“Frei Antônio subiu ao púlpito com a aparência e a humildade de um principiante, e desceu orador consagrado. Notabilíssimo pela sua impressionante eloquência e pelo fulgor de sua ciência teológica.”

Assim começava o ministério da palavra com a aprovação e nomeação de São Francisco:

“Ao meu caríssimo irmão Antônio de Lisboa, o irmão Francisco, saúde e paz no Senhor.

Convém que leias as Sagradas Escrituras aos frades, de maneira que, como desejo, nem em ti, nem nos outros, extinga o espírito de oração conforme a regra que prometemos”.


Santo Antônio converte os hereges


Imagem de Santo Antônio o milagre em que a mula ajoelha diante da hóstia consagrada de Jesus Eucarístico

Em 1224, São Francisco enviou Frei Antônio para o sul da França, a fim de combater as doutrinas falsas dos hereges Albigenses que se haviam separado da Igreja Católica porque negavam o valor dos sacramentos e outras verdades fundamentais da fé cristã.

Um dos hereges desafiou Santo Antônio a provar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, fazendo-lhe a seguinte proposta:

“Eu deixarei minha mula sem comer durante três dias. Depois, se ela, esfomeada, em lugar de se atirar sobre o pasto, se ajoelhar diante da Hóstia Consagrada, retornarei à Igreja Católica”.

O Santo aceitou. Ao terceiro dia levou a custódia com a Hóstia Consagrada para a praça pública. O herege levou a mula e colocou o pasto diante dela. Aconteceu, então, o milagre. A besta recusou o alimento e se ajoelhou como para adorar a Jesus sacramentado. O herege reconheceu seu erro e voltou, arrependido, ao seio da igreja.


Pregação de Santo Antônio

Após a morte de São Francisco, ocorrida em 1226, a Ordem Franciscana, na Assembleia geral de 1227, elegeu Frei Antônio como Superior Provincial da Itália, cargo que exerceu até a morte, em 1231.

Santo Antônio continuou sua vida apostólica de grande superior que atraía as multidões pela sua cultura e pela sua santidade que Deus agraciava com o dom dos milagres.

Sua pregação foi de muita valia para a pacificação política, para a moralização dos costumes e para o combate às heresias.

Estabeleceu a sede provincial em Pádua e percorria toda a Itália não só pregando, mas ainda visitando inúmeros conventos da Ordem e construindo outros. Seus sermões eram tão apreciados, que, após sua morte, foram levados em procissão pelo povo. E o segredo disso é que Santo Antônio era, acima de tudo, um homem de oração, meditação e de penitências.

Sabia dividir seu tempo entre Deus e os homens. Retirava-se, frequentemente, na solidão para buscar mais forças, sabedoria e santidade no contato com Deus. No Monte Alverne, onde São Francisco recebeu os estigmas, passava a grande Quaresma em rigoroso jejum, meditando a Paixão de Cristo, e fazendo sacrifícios.


Santo Antônio prega aos peixes


Imagem de Santo Antônio pregando para os peixes na beira do mar

A missão de Santo Antônio na cidade de Rímini empolgou a imaginação popular pela novidade da pregação e pelos resultados inesperados contra os hereges. Deu-se nesta cidade, banhada pelo sol e pelo mar, o milagre dos peixes. À beira do mar, Santo Antônio começou sua pregação:

“Ouvi a Palavra de Deus, vós os peixes do mar, já que os infiéis hereges não a querem ouvir. Bendizei ao Senhor vós que podeis vos mover livremente nas águas, onde encontrais alimentos e nos esconderijos sois salvos das tempestades. Bendizei ao Senhor pelo fato milagroso que salvou o profeta Jonas, e também pelo fato que na boca do peixe foi encontrada, por Pedro, a moeda para pagar o tributo. Bendizei ao Senhor vós que sois os nossos irmãos. E os peixes à tona da água escutavam as palavras do Santo. O povo aclamava o mensageiro da bondade e da paz, e muitos hereges se converteram.

Santo Antônio: O Santo Casamenteiro que Inspira Amor e União foto de um casal vestido de noivos

Santo Antônio denuncia os vícios

As pregações da Quaresma do ano de 1231 juntara, nas igrejas ou nas praças, grandes multidões de nobres e camponeses, homens e mulheres, poderosos e ladrões. Do conventinho de Bassano, com um irmão leigo, foi até ao Castelo de Romano para defender das garras sanguinárias de Ezzelino os camponeses da redondeza. Ezzelino amedrontado, deixou eles partirem em paz: “Vi, sair da face desse padre um raio divino, pelo que fiquei tão atemorizado que pensava estar no inferno”.

Em Pádua, reinava a opressão dos pobres, Santo Antônio além de combater essa situação, conseguiu que fossem feitas leis mais justas, com a finalidade de amparar as famílias dos devedores que eram encarceradas. Ao final do ano passou um tempo em Ásolo para rezar.


Morte de Santo Antônio

A caminho do Camposampiero, Santo Antônio adoeceu. Os frades, preocupados com a saúde do Santo quiseram levá-lo para Pádua e o deitaram sobre um carro de bois e seguiram para lá. No convento de Arcela pararam para descansar.

Ao longe delineava-se altaneiro, banhado pelo sol poente, o lindo panorama vespertino de Pádua. O Santo levantou os olhos e os braços, dizendo: “Abençoada sejas tu, cidade de Pádua, em ti eu descansarei”. E começou a oração da consagração a Nossa Senhora. Os frades, entre lágrimas, repetiram a oração com o Santo, que adormeceu no Senhor. Era dia 13 de junho de 1231. O lento repicar dos sinos do campanário anunciava a morte do Santo.


Beatificação de Santo Antônio


imagem de Santo Antônio diante de uma cruz
O corpo de Santo Antônio foi sepultado na igreja de Santa Maria, em Pádua. Diante de seu túmulo, começaram as glórias e milagres. Aquela sepultura teve imediata veneração das enormes massas de fiéis que ainda guardavam nos olhos e no coração a bondade do Santo e pediam proteção. Não havia transcorrido ainda um ano, após sua morte, quando o Papa Gregório IX assinava o decreto de canonização. O culto foi cada vez mais amplo e intenso. E no ano de 1300, em sua honra, erguia-se, em Pádua, a majestosa basílica meta de romeiros do mundo inteiro.



Glorificação de Santo Antônio

Em 1263, foi aberto o túmulo de Santo Antônio, e entre as cinzas do corpo encontraram a língua conservada intacta e viva. Tomando-a nas mãos S. Boaventura beijou-a devotamente e guardou-a num relicário.

Se Santo Antônio é, universalmente, um dos santos mais populares, é porque tem seus méritos para isto, além de um sincero amor a Deus, tinha um grandíssimo amor ao próximo.

Artigos Religiosos Santo Antonio de Padua


Fique atento em breve estaremos postando mais sobre Santo Antônio, então não se esqueça de cadastrar seu e-mail para receber novas atualizações:

Santo Antônio 🙏 rogai por nós! Gratidão por você estar aqui❤️


imagem de Santo Antônio segurando uma bíblia e flores



Fontes: Devocionário de Santo Antônio e revista "O Santo dos Milagres".

Fotos : retirada da revista "O Santo dos Milagres".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.

DESAFIO 19 DIAS

MÉTODO RESULTADO PARA INTERNET

Cansado de não saber tocar violão?