Menu

QUARTA SEMANA DO ADVENTO: O ENCONTRO DE MARIA

Presépio: Menino Jesus, Maria e José (Lucas 2, 11)


4ª Semana do Advento. Maria disse sim ao Anjo e o Salvador nasceu. Você já parou para meditar como seria o encontro de Maria com você? Como você receberia a mãe de Deus? Faça a reflexão a seguir e imagine-se ao lado de Maria.


Maria mãe de todos nós

Desde pequenos aprendemos a sempre pedir algo em nossas orações e poucas vezes agradecer pela graça alcançada ou por apenas nos ouvir. Pedimos a todos os santos e santas e ficamos tão acostumados a sempre pedir a nossa mãe: "Mãe interceda por mim .... Mãe me ajude .... pisa na cabeça da serpente ... me defenda...."

E sei com toda a certeza que não estamos errados, precisamos da força e intercessão de todos os santos e santas para o combate diário espiritual e sim devemos pedir a nossa mãe que nos ajude, nos proteja, nos ilumine em nossa caminhada, mas aqui quero lembrar que também devemos agradecê-la, devemos contemplar o seu SIM, e podemos também ter um "encontro" com Maria, conversar com ela, tentar se aproximar dos sentimentos de Maria.

A noite de Natal sempre é linda, Maria, José e o Menino Jesus, mas você já pensou como foi desde o nascimento de Maria? Sua formação? Sua educação? Sua convivência com seus pais? Seus medos e fé? E até o momento em que o anjo chega até ela e o seu SIM muda toda a história?

Por isso nesta 4ª Semana do Advento, vamos refletir sobre este encontro de Maria, imagine como foi a vida de Maria, desde a sua infância e hoje, como você vê Maria hoje, tenha essa oportunidade mística.

Maria, como serva, vai à casa de sua prima Isabel e tem um encontro inesquecível. Duas mulheres se encontram e assim dois caminhos distintos.


O encontro de Maria e Isabel grávidas, representando na imagem ao por do sol


Agora leia o Evangelho abaixo, contemple Maria caminhando até o encontro com Isabel e depois continue o exercício.


PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas (LC 1, 39-45).

Glória a vós, Senhor!


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.


Após proclamar o Evangelho acima, contemple Maria que agora está indo em sua casa. Sim! Este é o exercício proposto, Maria fará uma visita para você que está lendo neste momento, ela terá um encontro especial com você.


imagem de Maria com a mensagem: mãe de todas as mães


Você já conhece Maria e ela também te conhece:
  • quais serão suas primeiras palavras ao encontrar com Maria?
  • você vai abraçá-la?
  • qual será o assunto, sua conversa com Maria?
  • como está sua casa neste momento?
  • como está o seu coração para recebê-la?
  • o que Maria está vestindo?
  • você pediria uma graça para Maria?
  • você agradeceria a Maria?
  • como você vê Maria diante de você?
  • qual o perfume de Maria?
  • como é o sorriso de Maria?
  • você pergunta sobre seu filho Jesus?
  • o que Maria traz para você?
  • o que você vai ofertar para Maria?
  • diga: Maria eu te amo!
  • seja criativo e contemple esse momento.

Desenho de uma árvore de Natal com a passagem de Lucas 1, 45



Descreva tudo o que você vê, o que vocês conversam, o que você sente. Aproveite essa visita de Nossa Senhora em sua casa.


Caso você fique curioso (a) em saber como foi o meu momento com Maria leia o livro que você encontra gratuito aqui, em especial o capítulo II - Fonte de Amor, lá relato um momento especial com Maria.


capa do livro gratuito em pdf o mandamento do amor - luz da fé em Cristo uma foto com a luz do sol entre umas árvores em formato de uma cruz

Finalizando:

Quando estamos reunidos com nossos amigos, não finalizamos o encontro de qualquer forma; por isso, agradeça a Deus por este momento, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de escrever tudo o que sentiu em seu caderno de anotações: consolações e desolações.

A alegria do Senhor é a nossa Força.

Paz e Bem!



Continue nesta semana a fazer a leitura diária. 


Deixe seu comentário falando como você se sentiu 😀🙏

🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).




Desafio 19 dias


Um comentário:

  1. Maria te amo ❤e te agradeço🙏por interceder sempre por mim e pela minha família cuidando e nos concedendo tantas graças🙏❤🤗

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.