CONTEMPLAÇÃO EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS: CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA (MC 10, 46-52)
Você quer ir ao encontro com Jesus? Qual seria tuas palavras ao estar face a face com Jesus? Bartimeu não teve dúvidas e foi ao encontro com Jesus e seu pedido foi atendido. O que você deseja em seu coração? Coragem! Jesus te chama. Faça o Exercício Espiritual abaixo e sinta o chamado de Cristo em sua vida. No final deixe seu comentário.
Neste Exercício Espiritual de Santo Inácio de Loyola saboreie cada palavra, não tenha pressa, escute a mensagem de Jesus para você, seja luz, viva na luz, alimente-se dessa Palavra, o pão verdadeiro, que é o próprio Cristo. Que você tenha uma nova experiência mística.
Recordando:para quem ainda não está familiarizado com os exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, vá no menu "como orar" ou clique na figura para ler as explicações de meditação e contemplação para melhor aproveitar este momento; mas se você já fez outros exercícios espirituais, de sequência aos exercícios abaixo proposto.
Iniciemos este momento com o sinal da cruz: ♱ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 🙏
Oração Preparatória:
Senhor, que todas minhas intensões, ações e operações sejam ordenadas ao serviço e louvor de vossa Divina Majestade e dos meus irmãos (EE 46).
Vinde Espírito Santo!
Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Oh Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!
Texto para reflexão: " Será que somos Bartimeu? " - (Mc 10,46-52)
No Evangelho que vamos contemplar a seguir, o cego Bartimeu ouviu dizer de Jesus e na mesma hora que soube que Ele estava passando começou a gritar. Quantas vezes caminhamos no silêncio, uma multidão ao nosso redor e nos sentimos sozinhos, mesmo estando em comunidade nas igrejas ou participando das pastorais, fazendo doações, não presenciamos este encontro com Jesus, pois estamos tão atarefados com a rotina que não percebemos Jesus ao nosso lado. Não percebemos as graças obtidas em um único dia, infelizmente estamos no "automático", fazemos nossos deveres e não "enxergamos" Jesus.
Quando algo muda em nós, ascende a chama em nossos corações e então veremos as coisas de uma forma diferente, com mais amor e assim muitos querem nos repreender, querem nos calar. Eles querem que sejamos todos iguais, pois assim é mais fácil nos controlar.
O cego Bartimeu não aceitou mais aquela vida, não aceitou que dessem ordem do que deveria fazer, então ele gritou mais alto, jogou o seu manto, talvez a única coisa de valor que ele tinha naquele momento e foi ao encontro de Jesus, pelo amor, seu coração deveria estar "ardendo", e então a presença de Jesus ele sentiu, bem à sua frente. Jesus faz a pergunta que sempre queremos ouvir: “O que queres que eu te faça?”.
Bartimeu não pede joias, nem diamantes, nenhuma riqueza material, ele apenas queria enxergar. E aqui fico imaginando, após o milagre, seus olhares se cruzando pela 1ª vez, Jesus olhando para Bartimeu, seu sorriso, sua face, quais seriam os pensamentos de Bartimeu?
Nos colocando diante de Jesus, devemos nos perguntar: se há também este "fogo" em nossos corações? De fato queremos gritar à Jesus e ter esse encontro com Ele?
Agora, ouça a música abaixo, a seguir leia o Evangelho de São Marcos e se coloque nesta cena, contemple cada palavra e tenha uma experiência mística. Descreva após, tudo o que você sentiu.
Boa contemplação para você!
Padre Marcelo Rossi: "Cura-Me"
Nos preparemos para dar início, em silêncio, com o coração voltado a Jesus, façamos a leitura do Evangelho (Mc 10,46-52)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Alguns passos para te ajudar na reflexão:
Bartimeu em hebraico é uma junção, uma construção (Estado Construto do Hebraico Bíblico) Aramaica, onde a primeira parte do seu nome, “BAR” significa “filho do”, e “Timeu” significa “IMPURO”.
Se precisar, releia a passagem do Evangelho de São Marcos e então comece a refletir:
qual foi a palavra que mais te chamou a atenção? Saboreie esta palavra, sinta essa palavra, não tenha pressa.
Qual versículo foi mais marcante para você?
Quais pensamentos, imagens, palavras ou expressões que foram mais marcantes?
o que Deus está falando com você por meio deste Evangelho? Deus fala conosco todo o tempo, por meio de palavras, gestos, situações cotidianas na vida, o que Deus quer te falar? Permita ouvi-lo.
qual a mensagem dessa passagem do Evangelho que trouxe para você?
o que ficou no seu coração após ler o Evangelho?
HouveResistências: medo e repugnâncias diante do texto.
Houve Apelos: desejos e inspirações experimentados durante a oração.
quais foram os seus sentimentos?
Consolação: paz, alegria, confiança, ânimo, coragem, abertura, experiência do sentido da vida....
e enfim, o mais importante, seja sincero com você mesmo.
Alguns passos para "entrar na cena":
Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
quem é você nesta cena?
você está procurando Jesus?
você está caminhando com Jesus?
qual o motivo de você estar com Jesus ou procurando Jesus?
será que você está preparado (a) para caminhar e/ou encontrar Jesus?
você sente um vazio em seu coração?
você demonstra a sua fé ou prefere ficar calado (a)?
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
o que te afasta de Deus?
o que te repreende na vida?
você tem forças para "gritar" o que está sentindo?
você se conforma de como está a sua vida?
quantas vezes sentimos que nossas orações e pedidos não são atendidos e nos sentimos perdidos e frustrados, então o que te bloqueia? Jesus nos ama e está ao nosso lado todo o tempo e muitas vezes nós não estamos abertos a Ele e não sabemos o que pedir e como pedir.
hoje, alguém te ouviu e está falando para você: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”. Tome posse.
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
qual a sua reação ao saber que Jesus te chama?
você vai ao encontro de Jesus?
você busca Jesus todos os dias?
você encontra Jesus neste momento e o que você vai falar com Ele?
você questiona algo para Jesus? Pede alguma coisa? Ou agradece?
o que você precisa "enxergar" em sua vida?
agora olhando ao seu redor, o que importa em sua vida?
Jesus faz um milagre todos os dias em sua vida. Você percebe essas graças diariamente?
como está a sua fé?
você tem um coração agradecido?
Ouça essa música a seguir - Vagne Bittencourt: "Pedi e Recebereis"
Finalizando:
Quando estamos reunidos com nossos amigos, não finalizamos o encontro de qualquer forma; por isso, agradeça a Deus por este momento, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de escrever tudo o que sentiu em seu caderno de anotações: consolações e desolações.
Deixe seu comentário falando como você se sentiu 😀🙏
🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus abençoe!
“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.