Menu

MANHÃ DE ORAÇÃO NA PÁSCOA (CRISTO RESSUSCITADO)

 

homem rezando e anjo acolhendo as orações

Quando a dor toma conta de nossos corações apenas a oração e a intimidade com Deus nos faz ter forças e nos faz levantar para seguir o caminho; dúvidas e desesperos farão parte de nossas vidas, mas é preciso ter um momento a sós com Jesus para sentir seu amor por nós, essa é a experiência que precisamos ter para mantermos vivos na fé.

TEXTO PARA CONTEMPLAÇÃO (MOMENTO PESSOAL DE ORAÇÃO)

Após passar pela sexta-feira da paixão, a dor me consumiu, alguém que amava partiu e não tinha a certeza de encontrar novamente, a maldade e o egoísmo que existe neste mundo sufocaram as palavras de fé e de amor e me fez refletir: o para quê de tudo isso?

No Sábado Santo no decorrer do dia, algo me faltava, um vazio tomava conta de mim, a passagem desta vida para quem fica é a ausência de tudo, é um momento em que tudo que vivemos, tudo que acreditamos, tudo o que estudamos e tudo que fizemos até aqui; perde-se o sentido. Por quê? Me questionei. Parece que não valeu a pena lutar, falar, provocar, amar, viver; é o sentimento do "fundo do poço". Então, percebo que não consigo respirar, não consigo me levantar, não consigo enxergar, não consigo mais amar e tudo isso porque meu coração está trancado, está apertado, está amargurado e não sei mais a quem recorrer. 
O dia vai passando e não consigo me concentrar, parece um pesadelo sem fim e não consigo acordar apesar de não estar dormindo.  
O dia termina e nada acontece, nada mudou, ainda não tenho forças, o meu olhar ao redor é apenas um olhar distante de quem já morreu, tem quem se entregou mas que continua vivo por algum sentido, começo a me questionar:
  • o que esperar do dia seguinte?
  • o que me faz mover para viver?
  • qual a minha missão se sinto um vazio em meu coração?
  • quem sou eu?
  • por que eu?
  • Deus! Por que me abandonaste?
Preciso de uma resposta para os meus pensamentos, os meus sentimentos e antes de deitar ouço uma música tocando de longe e aquelas palavras me atrai, encosto minha cabeça no travesseiro e aquelas palavras ficam em mim:

Frei Gilson: Eu Te Levantarei



Levantei cedo naquela manhã de Páscoa, na verdade não consegui dormir à noite, havia algo de diferente que não sabia explicar, o silêncio tomava conta ao meu redor, maus pensamentos tentavam a me atormentar e uma escuridão se aproximava de mim.

Não sou assim, pensei, fui até o quarto onde alguns anos atrás havia montado um pequeno altar para minhas orações diárias, ali dentre alguns livros de orações, havia uma cruz pendurada, uma bíblia que algum tempo já não a lia e um terço que ganhei de minha mãe. Ao abrir a bíblia uma dedicatória de meus pais: "de onde estivermos sempre estaremos orando por você, nunca deixe a sua luz se apagar, te amamos!".

Meus olhos começaram a se encher de lágrimas, segurei o terço como sempre fazia e pedi proteção, comecei a falar com Jesus, mas naquele momento não tive forças para orar, respirei fundo, fechei meus olhos para me concentrar.

Foi então que uma voz sussurrou em meus ouvidos: “O túmulo está vazio, Jesus ressuscitou”. No mesmo instante abri meus olhos e pensei: teria mesmo ouvido algo deste tipo?  

Comecei a refletir aquelas palavras, Jesus ressuscitou, mesmo assim achei que fosse algo de minha imaginação, aquele momento estava mexendo com meus sentimentos e dúvidas pairaram em mim: 
  • como crer? 
  • como rezar? 
  • quem sussurrou em meu ouvido?
  • para que rezar? 
  • como ter esperanças? 
  • o que sentir? 
  • tudo acabou? 
  • desista! Não vale a pena lutar?
  • Jesus realmente ressuscitou?
  • Jesus me ama?
Imagem Jesus em oração



Eram sentimentos de perda, de uma dor que me consumia, de alguém que estava duvidando de sua fé, o meu coração batia perfeitamente, mas eu sentia um vazio, sentia que algo me faltava, meus pensamentos eram de morte e prantos e o pior era de que não encontraria mais quem eu amava e que naquele momento eu estava sozinho.

“Quem você está procurando?” - completou aquela voz.

Meu coração começou a bater mais forte, senti uma presença forte comigo, por um momento achei que estava ouvindo os anjos me alertando e me questionei: 
  • o que está acontecendo comigo? 
  • por que estou com esses sentimentos?
  • preciso mudar;
  • quantas vezes, de fato, busquei a Deus? 
  • será que estou sendo sincero comigo? 
  • como posso ser feliz se o mundo me derruba? 
  • quais eram os meus sonhos? 
  • qual o sentido da vida, principalmente quando se perde alguém que amamos?
Aparição de Jesus estendendo suas mãos

Foi então que me ajoelhei e fechei os meus olhos, tomei posse daquela situação, não queria mais ter esses pensamentos e comecei a rezar intensamente: sou fraco e pecador, mas naquele momento me entreguei inteiramente ao meu Senhor.

Um calor tomou conta de meu coração como nunca havia sentido e no silêncio da oração ouvi alguém chamar pelo meu nome … era uma voz suave e amorosa, uma voz com autoridade de quem já me conhecia.

Abri meus olhos e uma luz intensa brilhou na minha direção e a voz completou a minha missão: “Meu filho, estou aqui. Não tenhas medo, alegre-te!”.

Jesus estendendo as mãos



Novamente meus olhos se encheram de lágrimas, meu coração começou a arder e pude ver diante de mim Jesus Cristo ressuscitado, seu olhar me penetrou e fui seduzido, seu sorriso me tranquilizou, suas mãos, com as marcas das chagas estendidas me mostrando que Ele estava comigo para me levantar e eu já não estava sozinho.


Jesus estendendo sua mão para me levantar




Jesus ressuscitou, venceu a morte, tudo começou a fazer sentido para mim, senti o toque de seus dedos tocando o meu coração, naquele momento senti ser abraçado pela fé novamente, o Espírito Santo desceu sobre mim e um novo batismo de fogo aconteceu.

Não sei dizer por quanto tempo durou este encontro pessoal com Jesus, mas vi em seus olhos o verdadeiro amor ágape, vi a esperança que há muito eu não tinha, senti a paz que me faltava, senti o conforto que precisava naquele momento e de como me deu forças para seguir em frente, a lutar, a desejar encontrá-Lo mais vezes. 

Levantei diferente daquela oração, pois quem tem um encontro pessoal com Jesus já não pode ser o mesmo, comecei a ouvir os pássaros cantando nas árvores verdes, vi o brilho do sol entrando pela minha janela, pensei: "Já não sou eu que vivo, Cristo vive em mim".

Jesus ressuscitou! Eu te amo Jesus!



MENSAGEM
A celebração do domingo da Páscoa faz passar por todos esses sentimentos, a importância da oração e da participação nas missas é fundamental para o crescimento espiritual, o olhar misericordioso de Cristo ressuscitado nos mantém vivos, hoje eu sei que Ele está no meu coração e em cada irmão e irmã que vejo, por isso sempre peço a Deus para que a todos, principalmente a quem estiver lendo neste momento: 
  • não desistam de viver;
  • não desistam de lutar;
  • Jesus te ama, te entende, te conhece. 
Ele quer te mostrar o caminho que só você deve seguir, que só você deve viver, mas para isso você tem que permitir, saborear, contemplar cada momento de sua vida, seu coração não pode estar vazio e fechado, deve estar cheio de amor, agradecido e cheio do Espírito Santo, permita Jesus ressuscitado entrar em sua vida.


Jesus ressuscitou



Deus abençoe a todos, que possamos ter essa experiência com o Cristo ressuscitado a cada dia de nossas vidas, em nosso trabalho, com nossas famílias, com nossos amigos, em nossa Igreja e não se esqueçam, sejam luz na vida das pessoas. Digam:

Teu Sou 


Finalizando:
Quando estamos reunidos com nossos amigos, não finalizamos o encontro de qualquer forma; por isso, agradeça a Deus por este momento, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de escrever tudo o que sentiu em seu caderno de anotações: consolações e desolações, paz, amor, angústia; não deixe passar nada será importante futuramente para você. 

E lembrando se você também quiser partilhar conosco como foi a sua experiência nesse encontro pessoal com Deus, ou se teve alguma dúvida nestes exercícios, não deixe de nos enviar uma mensagem (contatos). 
Sua mensagem é importante e estaremos prontos para respondermos. Espero que tenha saboreado esse encontro pessoal com Deus e aguardaremos você no próximo encontro para refletirmos juntos.


Fique atento, se você não quiser perder uma nova postagem do blog, cadastre seu e-mail para receber as atualizações.


🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).

E não deixe de ler o livro que você encontra gratuito aqui no blog:

capa do livro gratuito em pdf o mandamento do amor - luz da fé em Cristo uma foto com a luz do sol entre umas árvores em formato de uma cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.