Menu

BIOGRAFIA SOBRE SANTO AGOSTINHO DE HIPONA 28 DE AGOSTO

 

Imagem de Santo agostinho de Hipona, rogai por nós

Santo Agostinho, além de ter se considerado um cristão, teólogo, contribuiu no desenvolvimento do cristianismo e da igreja. Suas reflexões são de fé e religiosidade, de amor divino. 
“A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria”.

Aurélio Agostinho, nasceu em 13 de novembro do ano 354 na cidade de Tagaste, no norte da África, que era dominada pelos romanos, onde hoje fica a Argélia, Filho primogênito, seu pai, chamado Patrício, era pagão e pequeno proprietário de terras. Sua mãe, pelo contrário, era cristã fervorosa, tanto que tornou-se santa, Santa Mônica, celebrada no dia 27 de agosto, um dia antes da festa de Santo Agostinho.

 
Artigos Religiosos Santo Agostinho


Mônica sempre buscou educar o filho na fé cristã, mas Agostinho, por causa do exemplo de seu pai, não se importava com a fé.


Santa Mônica queria que seu filho se tornasse cristão, mas percebia que a hora de Deus ainda não tinha chegado. Tanto que adiou seu batismo, com receio de que ele profanasse o Sacramento. Aos onze anos, Agostinho foi enviado para estudar em Madauro, perto de Tagaste. Lá, estudou literatura latina e algo que o distanciaria da fé cristã: as práticas e crenças do paganismo local e romano.

Com dezessete anos, foi para Cartago estudar retórica, embora tenha recebido formação cristã de sua mãe, passou a seguir a doutrina maniqueísta (que enxerga o mundo apenas como bem e mau), negada veementemente pelos cristãos. Além disso, tornou-se hedonista, ou seja, seguidor da filosofia que tem o prazer como fim absoluto da vida. Dois anos depois, passou a viver com uma mulher cartaginense, com a qual teve um filho chamado Adeodato. O relacionamento dos dois durou treze anos. Durante todo esse tempo, Santa Mônica rezava pela conversão do filho.

Agostinho tornou-se um professor de retórica reconhecido, chegou a abrir uma escola em Roma e conseguiu o posto de professor na corte imperial situada em Milão. Decepcionado com as incoerências do maniqueísmo, aproximou-se do ceticismo. Sua mãe mudou-se para Milão e exerceu certa influência sobre seu comportamento. Nesse tempo, também decepcionado com o ceticismo, Agostinho aproximou-se do bispo Ambrósio (Santo Ambrósio de Milão). A princípio, queria apenas ouvir a retórica excelente do bispo. Antes de se converter, Agostinho separou-se de sua companheira após treze anos de relacionamento e ainda envolveu-se com outras mulheres. Depois, porém, foi se convencendo da verdade sobre Jesus Cristo pelas pregações de Santo Ambrósio. Sua mãe, ao mesmo tempo, não cessava de orar por ele.

Depois das buscas incessantes pela verdade e de vários casos amorosos, Agostinho finalmente rendeu-se à coerência da mensagem de Jesus Cristo. Encontrou em Jesus o que não encontrara em nenhuma outra filosofia, em nenhum outro mestre. Assim, ele e seu filho Adeodato, então com 15 anos, foram batizados em Milão por Santo Ambrósio, durante uma vigília Pascal. A partir de então, passou a escrever contra o maniqueísmo, que ele conhecia tão bem. Mas depois disso, escreveu obras tão importantes que o tornaram Doutor da Igreja.

Agostinho dedicava grande atenção a Adeodato formando-o na fé e nas ciências humanas. De repente, porém, seu filho veio a falecer. Foi um grande choque. Por causa disso, decidiu voltar para Tagaste. No caminho de volta, aconteceu que sua mãe também faleceu. Agostinho menciona em suas “Confissões” a maravilha e o alimento espiritual que eram os diálogos que ele tinha com sua mãe, Santa Mônica, sobre a pessoa de Jesus Cristo e a beleza da fé cristã. Esses diálogos foram decisivos para sua formação. E agora, com a morte da mãe, muita falta ele sentiu dessas conversas restauradoras.


Imagem de Santa Mônica com Santo Agostinho


Depois de sepultar sua mãe continuou decidido sua volta para a terra natal. Ele chegou a Tagaste no ano 288. Lá, optou pela vida religiosa. Junto com alguns amigos de fé, deu início a uma comunidade monástica cujas regras foram escritas por ele mesmo. Deste embrião nasceram várias ordens e congregações religiosas masculinas e femininas, todas seguindo as regras e a inspiração “Agostiniana”.

Artigos Religiosos Santo Agostinho


O bispo de Hipona, percebendo a forte inspiração que Deus colocara na alma de Agostinho, convidou-o para ir junto nas missões e pregações. O bispo, já idoso e enfraquecido, vendo confirmada a sabedoria de Agostinho, ordenou-o como sacerdote, o que foi aceito com grande alegria pelos fiéis. E, depois, em 397, logo após a morte do bispo, o povo, em uma só voz, aclamou Santo Agostinho como bispo de Hipona. Ele ocupou o cargo durante 34 anos, derramando toda sua sabedoria nas pregações, nos livros, na caridade para com os pobres, na espiritualidade profunda. Combateu heresias, tornou-se uma dos mais importantes teólogos e filósofos da Igreja, influenciando pensadores até o presente. Foi aclamado Doutor da Igreja e um dos “Padres da Igreja” por causa de seu ministério iluminador. Entre os livros de maior destaque em suas obras, estão “Confissões” e “Cidade de Deus”, livros autobiográficos que se tornaram best-sellers ao longo de vários séculos e até hoje.

Santo Agostinho faleceu feliz pela força da Igreja de Hipona, mas, ao mesmo tempo, triste, por causa da invasão bárbara em Hipona, motivo de grandes perseguições contra os fiéis. Sua morte ocorreu em 28 de agosto do ano 430. Mais tarde, em 725, seus restos mortais foram exumados e trasladados para a cidade de Pávia, na Itália, onde são venerados na igreja de São Pedro do Céu de Ouro. A igreja fica perto do local onde ocorreu sua conversão.


Algumas frases de Santo Agostinho


  • Quem toma bens dos pobres é um assassino da caridade. Quem a eles ajuda, é um virtuoso da justiça.
  • Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.
  • Os homens estão sempre dispostos a vasculhar e averiguar sobre as vidas alheias, mas lhes dá preguiça conhecer-se a si mesmos e corrigir sua própria vida.
  • Conhece-te, aceita-te, supera-te.
  • O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros.
  • Ninguém pode ser perfeitamente livre até que todos o sejam.
  • Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.
  • O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.
  • Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.
  • A alma só se alimenta daquilo que lhe traz alegria.

Sobre amizade
  • Necessitamos um do outro para sermos nós mesmos.
  • Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre.
  • Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, porque você irá perder um amigo; por outro lado, se dois estranhos pedirem o mesmo, aceite, porque você irá ganhar um amigo.
  • Disse muito bem quem definiu o amigo como metade da própria alma. Eu tinha de fato a sensação de que nossas duas almas fossem uma em dois corpos.
  • Eu amava a meus amigos desinteressadamente, e também sentia que eles me amavam com o mesmo desinteresse.
  • a amizade é tão verdadeira e tão vital, que nada mais santo e vantajoso pode-se desejar no mundo.
  • A amizade se expressa na ajuda mútua e na gratidão.
  • Ninguém pode ser verdadeiro amigo de outro, se não for antes amigo da própria Verdade, que é Deus.
  • O prazer de estar juntos pela amizade provoca entrega e descanso.

Sobre o amor de Deus
  • Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.
  • Uma lágrima se evapora, uma flor murcha, só a oração chega ao trono de Deus.
  • A paixão do Senhor mostra-nos as dificuldades da vida presente, em que é preciso trabalhar, sofrer e por fim morrer. A ressurreição e glorificação do Senhor nos revelam a vida que um dia nos será dada.
  • A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.
  • Deus precisou de apenas uma palavra para criar-nos, mas de seu sangue para redimir-nos. Se às vezes te sentes frustrado por tuas misérias, recorda quanto custaste.
  • Amando a Deus nos tornamos divinos; amando ao mundo nos tornamos mundanos.
  • Que maior causa pode haver na vinda do Senhor senão mostrar-nos Deus o seu amor?
  • Dois amores construíram duas cidades. O amor de Deus construiu Jerusalém. O amor do mundo ergueu a Babilônia
  • Se Deus é o bem supremo do homem, viver bem não pode consistir em outra coisa que em amá-lo com toda nossa mente e alma.
  • Somente serás agradável a Deus quando Deus te for agradável.

Sobre filosofia

  • A ociosidade caminha com lentidão, por isso todos os vícios a atingem.
  • Não teve tempo algum em que não tivesse tempo.
  • E dirigi-me a mim mesmo e disse: Tu quem és? E respondi-me: Homem. E eis que tenho à mão o corpo e a alma, um exterior e o outro interior. Porém, melhor é o interior.
  • Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.
  • Todo aquele que quer eliminar o corpo da natureza humana desvaira.
  • Dividi a Humanidade em dois grandes grupos. Um é o daqueles que vivem segundo o homem; o outro, o dos que vivem segundo Deus. Damos misticamente a esses dois grupos o nome de cidades, que quer dizer sociedades de homens.
  • Que é, pois o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei. Se quero explicá-lo a quem me pede, não sei.
  • Não procure fora, mas dentro de você, é no interior do homem que habita a verdade.
  • Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre.
  • Não andes averiguando quanto tens, mas o que tu és.

Oração de São Agostinho

Santo Agostinho "pensador"

Contribuiu com esta postagem: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-agostinho/






 🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus o abençoe!

“Minha alegria será fazê-los felizes, plantá-los de maneira estável na terra, de todo o meu coração, com toda minha alma” (Jeremias 32, 41).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.