Menu

CONTEMPLAÇÃO ÊXODO 20, 1-6 (PASSOS PARA REFLEXÃO E MEDITAÇÃO NO MÉTODO INACIANO)

imagem de Moisés segurando a pedra com as leis de Deus junto com o povo

Contemplando a passagem do livro do Êxodo 20, 1-6, onde Deus pronuncia as palavras a Moisés: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão”.

Na sequência dos versículos veremos os “dez mandamentos”; mas neste primeiro momento vamos contemplar os versículos iniciais do capítulo 20, então, abramos nossos corações e nos coloquemos em oração; “entre nesta cena”, na imagem de Moisés junto com o povo, Moisés começa a falar o que Deus transmitiu para ele, o próprio Deus fala com você neste momento. 

Experimente e saboreie este momento único, só seu, junto com o Pai criador, não deixe que nada o perturbe, coloque-se em oração, respirando e expirando, com muita calma.



desenho como orar na presença de Deus sentado na posição meditando com pernas cruzadas mãos postas em oração
Recordando:
 para quem ainda não está familiarizado com os exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, sugiro ir no menu "como orar" para ler as explicações de meditação e contemplação para melhor aproveitar este momento, se você preferir, clique na imagem ao lado para ser direcionado a página ou se você já fez outros exercícios espirituais, de sequência aos exercícios abaixo proposto: 

Sinta-se leve e amoroso, pois Jesus te ama. Nesta contemplação Deus está diante de ti, Ele fala com você, sinta o Deus que é amor falando com você.

Trace o sinal da cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Peçamos a graça de Deus para que todos os nossos desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para louvar a Deus. Vinde Espírito Santo!

Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Óh Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espirito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!


Com o coração próximo a Deus façamos a leitura do Êxodo


Leitura do Livro do Êxodo (20, 1-6)

Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante dos ídolos, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam os meus mandamentos.”


Palavra do Senhor. 

Graças a Deus!


Se necessário releia a passagem do livro do Êxodo acima e reflita, mas não tenha pressa:

  • qual foi a palavra que mais te chamou a atenção? Saboreie esta palavra.
  • o que Deus está falando com você?
  • qual a mensagem principal dessa leitura que você sentiu?
  • qual foram os seus sentimentos ao fazer essa leitura?


Permaneça nessa contemplação da Palavra o tanto quanto for necessário para você sentir esse amor de Deus, para você ouvir o que Deus está te dizendo, para você ter essa intimidade com Deus, permita-se, não tenha pressa.


Obs.: Não de sequência na leitura abaixo enquanto não refletir o texto acima, não tenha pressa, sinta esse momento só seu, esse encontro pessoal com Deus.


Só após você perceber seus sentimentos em relação a leitura; dê sequência, aqui há alguns passos para ajudar nesta sua meditação e reflexão:


Comece ouvindo a música a seguir:

Após essa paz espiritual faça a reflexão abaixo, lembre-se saboreie e deixe o Espírito Santo conduzir:


Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.


Como é bom ouvir: “Eu sou o Senhor teu Deus”; perceba que nunca estamos sozinhos, Deus está conosco; Ele vive em nós; Ele se preocupa com nós.

Mas, estamos sempre em busca de algo e muitas vezes não sabemos do que; buscamos alguém que nos proteja, procuramos algo que nos motive a viver, e o que realmente precisamos é nos alimentar de sabedoria, o saborear no banquete, e infelizmente nos esquecemos que é preciso também nos doar.

Um Deus que se preocupa e que faz caminhar conosco, então:

  • o que te afliges?
  • o que dói em seu coração?
  • do que você está a procura?
  • o que te prende nessa vida? O que te deixa “preso”?
  • o que não permite você dar os primeiros passos?

Se você não sente essa liberdade que Deus te dá, talvez é porquê você está preso em seus medos; em um mundo que você criou, num lugar sem amor, então tome posse; viva o agora!

  • liberte-se!
  • viva o novo, pare de murmurações, neste momento sinta Deus tirar você das trevas, permita-se ser feliz.

A partir de agora você é uma nova pessoa, uma pessoa de Deus, esse Deus que te ama e te liberta de tudo o que te escraviza, sinta a leveza em seu coração, pois Deus já te libertou, Deus é amor e te ama.


Ouça mais uma música para ajudar na contemplação:


Não te prostrarás diante dos ídolos, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam os meus mandamentos.

Buscamos ídolos que estão na TV, na internet, em celular, no dinheiro, no trabalho, em vidas que não são as nossas, pois fantasiamos uma realidade que não é a nossa missão e colocamos "esses ídolos" em primeiro lugar e nos esquecemos de Deus em nossas vidas e esquecemos de viver as nossas vidas, esquecemos de dar importância a quem realmente se importa conosco.

Estamos sempre em busca de fama, dinheiro, aceitação de outras pessoas, mas tudo isso é passageiro, talvez não compreendemos agora, mas precisamos viver um dia de cada vez

Somos críticos e não aceitamos ideias novas; quando nos passam alguma tarefa para executarmos, resmungamos sem saber se a tarefa proposta vai funcionar, não permitimos opiniões pois já temos a nossa ideia fixa do que vai acontecer, sem ao menos tentar executá-la, julgamos e nos “preparamos” sem estarmos “preparados” e então quando não dá certo culpamos a Deus por tudo mas não prestamos atenção nas palavras de Deus, somos egoístas e preguiçosos, não conseguimos no dia-a-dia seguir os mandamentos de Deus em nossa própria casa e queremos um mundo diferente; então comece a mudar dentro de você, dentro de seu coração, comece a mudar dentro de sua casa, de sua família, entenda a palavra misericórdia, Deus nos ama. Então reflita um pouco:

  • o que você põe em primeiro lugar na sua vida?
  • quem é seu Deus?
  • quem é Deus para você?
  • você realmente ama a Deus?
  • o que importa em sua vida?
  • o que você valoriza em sua vida?
Deixe Deus entrar em seu coração, não permita que coisas vãs entre em seu coração.
  • quem te amou de primeiro?
  • você sente, no seu dia-a-dia, ser amado por Deus?

Permita Deus em sua vida, não coloque ídolos passageiros à frente de Deus; pois tudo nesta vida é passageiro, apenas Deus é eterno e verdadeiro.

desenho de Moisés segurando a pedra com os mandamentos de Deus

Um Deus bom e misericordioso que nunca nos abandona, nós que fugimos, nos revoltamos amarguramos, Deus sempre está conosco e muitas vezes não o escutamos, não o vemos, não o sentimos e vivemos uma vida triste, sem luz.

Então, a partir de agora renuncie, tome posse, fale com Deus pois Ele te ama, mas nós precisamos de regras para viver, porém nunca é perfeito aos nossos olhos, porque somos fracos e não percebemos a beleza da vida, queremos o que o outro possui e não enxergamos o que temos, nos esvaziamos e choramos, mas Deus é tudo.

Sozinho somos fracos, com Deus somos fortes, vivendo na esperança de melhorar, mas o ódio, o rancor, os pensamentos negativos, não nos deixam viver, acabam com a esperança e só sentimos dor.

Por isso deixe Deus conduzir você, alegre-se a cada amanhecer e agradeça a Deus ao fim do dia pelo dom da sua vida e com tudo o que Ele criou e te dá.

E creia o amanhã será melhor, coragem!



Finalizando:

Agradeça a Deus por este momento, por ouvi-lo, por te amar tanto, então é importante finalizarmos este momento rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, não se esqueça depois de anotar tudo que sentiu em seu caderno de anotações: se você ficou consolado ou desolado, se sentiu: paz, amor, angústia.


E lembrando se você também quiser partilhar conosco como foi a sua experiência nesse encontro pessoal com Deus, ou se teve alguma dúvida nestes exercícios, não deixe de nos enviar uma mensagem (contatos). Sua mensagem é importante e estaremos prontos para respondermos. Espero que tenha saboreado esse encontro pessoal com Deus e em breve postaremos mais textos para refletirmos juntos.


E fique atento, se você não quiser perder uma nova postagem deste exercício, cadastre seu e-mail para receber as atualizações do blog ou segui-nos.


 🙏 Gratidão por você estar aqui, um grande abraço. Deus os abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.